Confira a seguir os destaques no discurso do presidente Jair Messias Bolsonaro.
“Autonomia não é soberania. A nomeação é exclusiva do Presidente da República mas ouvi Moro e confiei nele. Será que os melhores quadros da Polícia Federal estavam todos em Curitiba? Desde o começo se falava que eu dificultava as operações contra a corrupção.
As grandes operações da PF foram em cima de estatais ou empreiteiros via BNDES. Isso foi caro para mim. Poderosos se levantaram contra mim. Estou lutando contra o sistema, contra a establishment até pela minha coragem de escolher os melhores ministros deste país.
O sr (Moro) disse que tinha uma biografia a zelar. Eu tenho um Brasil a zelar. Darei a vida pela minha Pátria se preciso fosse. Fizeram as acusações mais torpes possíveis contra minha familia e quem está ao meu lado.
Se posso trocar um ministro porque não posso trocar o superintendente da Policia Federal?
A PF de Moro se preocupou mais com Marielle que com seu chefe supremo: quem mandou matar Bolsonaro? O autor está preso. Isso é interferir na PF?
Bolsonaro citou o caso do porteiro. Se não fossr meu filho filmando a guarita até hoje seria acusado. O que aconteceu com o porteiro?
Com respeito a todos mas a vida do Presidente tem um significado como chefe supremo. Isso é interferir na Policia Federal?
Nunca pedi a Moro para blindar ninguém onde quer que fosse. Tenho preocupação com a coisa pública e procuro dar o exemplo.
Esqueçam imprensa. Ontem o sr Valeixo disse que desde janeiro vinha falando que iria deixar a Policia Federal e tem 27 superintendentes sabendo disso. Valeixo disse que estava cansado. Ele declarou isso.
O que queremos da Policia Federal tenha operações mantidas e potencializadas. Ontem conversei com Moro. A sós. Sempre abri meu coração para ele. Ele não sei. Sempre falei que não tenho informações da Polícia Federal.
Porque o nome tem que ser o seu e não o meu ou o de consenso dos dois. Lembrei que a decisão é minha por lei. Falei que queria um delegado que possa interagir com ele. Porque não? Interajo com ABIN e Forças Armadas. Porque não posso interagir com o superintendente da Polícia Federal? Isso não é quebra de hierarquia.
Você pode trocar Valeixo em novembro sim, depois que me escolher para o Supremo Tribunal Federal. É desmoralizante para um presidente ouvir isso.
Não é para me blindar porque não tem em cursos crime. Já levantaram tudo da minha vida. Mexeram até na minha infância no El Dorado Paulista. Mexeram com a família da minha esposa. O caso Queiroz. Conheço desde 1994. Foi da Policia Militar, fizemos amizade, veio trabalhar comigo e meu filho. O que cada um faz responde pelos seus atos. Nunca pedi para blindar ninguém da minha família. Jamais faria isso.
Teve um clima pesado com Moro. Pedi para tomar atitude contra mulheres e pobres humildes trabalhadores presos e algemados. Ele tinha que mostrar a cara. Ele tem amaparo na lei de abuso de autoridade. A resposta dele foi o silêncio.
Tem algo mais impostante que a nossa biografia: a nossa missão.
O Governo não perde autoridade por questões pessoais. Travo o bom combate. A minha missão é entregar o Brasil bem melhor do que recebi. O país é bem maior do que qualquer um de nós.