Campanha de medula óssea: seja o super-herói do menino Gu

Familiares e amigos se unem com o objetivo de encontrar uma medula compatível com a de Gustavo Almeida Chagas, de três anos. No dia 8 de maio, Gustavo recebeu o diagnóstico de Leucemia Mielóide Aguda –LMA, do subtipo M7 (Megacariocítica), decorrente de uma síndrome Mielo Displásica (SMD). É uma condição extremamente rara em crianças, que corresponde a 1% das leucemias pediátricas e acomete 0,5% pessoa a cada um milhão. Nesse sentido, além da quimioterapia e das transfusões de sangue e de plaquetas, Gu precisa de um doador de medula compatível, aparentado ou não, para alcançar a sua cura.

Para ser um doador de medula óssea, basta procurar o hemocentro público do seu estado (na Bahia, é o HEMOBA) e manifestar o interesse de se cadastrar no Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea (REDOME). Será retirada uma pequena quantidade de sangue do candidato a doador, o qual deverá ser analisado por exame de histocompatibilidade (HLA), um teste de laboratório para identificar suas características genéticas que vão ser cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de transplantes para determinar a compatibilidade.

Caso sua medula não seja compatível com a de Gustavo, te incentivamos a ser o super-herói de outra pessoa! O transplante de medula óssea pode beneficiar o tratamento de cerca de 80 doenças em diferentes estágios e faixas etárias.

Confira nos “cards” abaixo

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Programa Lauro Fila Zero inicia atendimentos no Centro a partir de segunda-feira (21)

Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), …