Comunidade em Pirajá é beneficiada com obras de drenagem e pavimentação

A Rua Lídio dos Santos, localidade conhecida como Sapolândia, em Pirajá, foi beneficiada com obras de drenagem, pavimentação e recuperação de escadaria promovidas pela Prefeitura. As intervenções, que eram pedidas pelos moradores há mais de três décadas, já proporcionam mais qualidade de vida e conforto a diversas famílias que sofriam com problemas recorrentes de alagamentos provocados em dias de chuva.



A entrega das melhorias foi feita durante solenidade simbólica realizada pelo prefeito Bruno Reis, nesta quinta-feira (10), ao lado da vice-prefeita Ana Paula Matos e do subsecretário da Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), Lázaro Jezler. Com investimento de R$610 mil, a obra de drenagem e pavimentação deu nova cara à localidade.

O piso em concreto, implantado numa área de 900m², tem facilitado o deslocamento dos pedestres, que não enfrentam mais buracos e lama. “Essa é uma obra importantíssima que mudou a realidade de toda essa comunidade. Ainda na época de vice-prefeito, os moradores me chamavam atenção da necessidade da cobertura do canal da Sapolândia onde, no período da chuva, a água alagava as casas das pessoas, que também tinham que conviver com esgoto a céu aberto, com ratos e baratas, sem a mínima dignidade e com a saúde sendo exposta”, destacou Bruno Reis

O chefe do Executivo municipal acrescentou que a capital baiana é marcada por regiões com declives e vales. É justamente em locais com essas características topográficas que recebem maior fluxo de águas pluviais. “Se não houver sistema de drenagem eficiente para dar vazão a todo esse volume, os canais transbordam e as águas acabam invadindo as casas das pessoas. Portanto, com essa intervenção que está sendo entregue hoje resolvemos em definitivo os problemas de alagamentos que existiam”, afirmou.

Valter Pontes SECOM

Impacto – A assistente de telemarketing Gisele Santos, 34 anos, mora na comunidade da Sapolândia desde a infância e comemorou a iniciativa. “Era horrível andar aqui, pois havia muita lama. Tínhamos que dividir espaço com o esgoto. Já vi muita gente ir parar no hospital doente por causa do contato com a água suja que corria na rua. A nossa situação agora está maravilhosa”, confessou.

Os serviços de urbanização na localidade também envolveram a criação de uma área de lazer para as crianças, já que em parte da pavimentação nova foi feita uma miniquadra. Além disso, uma escadaria, com 110 metros, foi recuperada. O valor da obra foi de R$146 mil. “Os degraus eram bastante irregulares e ofereciam risco constante de acidentes, principalmente para pessoas com mais idade. Essa obra, com certeza, trouxe mais segurança”, comparou o frentista Márcio Azevedo, de 29 anos.

Valter Pontes SECOM

Mais intervenções – Diversas iniciativas municipais que envolvem melhorias de drenagem e pavimentação seguem em andamento em Salvador. Coordenadas pela Seinfra, as intervenções acontecem, por exemplo, no canal da Rua Doralice Pereira Dórea, na Estrada das Barreiras, e no entorno do rio Paraguari, em Periperi. Além disso, está em execução a primeira etapa do projeto Novo Mané Dendê, que levará urbanização, saneamento, macrodrenagem e microdrenagem aos bairros de Ilha Amarela, Rio Sena, Itacaranha, Plataforma e Alto da Terezinha, no Subúrbio.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …