O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) iniciou as ações de fiscalização em todo o estado para o período do Carnaval. Os fiscais estarão nas ruas, especialmente nas localidades que sediarão as festas, monitorando de perto a montagem de estruturas, os trios elétricos, carros de apoio e mini-trios.
O presidente do Crea-BA, Joseval Carqueija, destaca a importância de assegurar a presença de profissionais habilitados desde o início do processo construtivo, contribuindo para um Carnaval mais seguro. Carqueija ressalta que o Crea-BA atua como um guardião preventivo da segurança estrutural, enfatizando que suas competências se concentram na verificação se os espaços possuem profissionais habilitados como responsáveis. “Estamos comprometidos em garantir que as estruturas estejam sob a supervisão técnica necessária para proporcionar um ambiente seguro aos foliões”, afirma o presidente.

Além das estruturas para o Carnaval, em janeiro e fevereiro, o Crea-BA vai realizar ainda este mês a vistoria das estruturas do Festival de Verão e de veículos para o Furdunço/Fuzuê. Confira o calendário oficial da Central Única de Vistorias do Crea-BA para o período:
Furdunço/Fuzuê: De 23 a 26 de janeiro, a central estará localizada no antigo Detran, ao lado da Rodoviária de Salvador, proporcionando a verificação adequada dos veículos que participarão do tradicional Furdunço;
Trios elétricos: Para a vistoria dos trios elétricos, a central estará disponível de 29 de janeiro a 09 de fevereiro, no Parque de Exposições;
Festival de Verão: Nos dias 27 e 28 de janeiro, a central de vistoria estará no Parque de Exposições para garantir a conformidade das estruturas utilizadas no Festival de Verão.
“Nossas equipes de fiscalização, compostas por engenheiros altamente qualificados, estarão nas ruas em todo o estado, com especial atenção para Salvador, onde implementamos um esquema rigoroso, tendo em vista a quantidade de pessoas que passa pela cidade nesta época do ano. A segurança do público é nossa prioridade”, ressalta Arildson Mota Araújo, supervisor de fiscalização do Crea-BA.
De acordo com o supervisor, serão solicitados pelos fiscais do Crea-BA aos responsáveis pelos veículos Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), referentes à vistoria veicular, manutenção e recarga de extintores, avaliação e manutenção do sistema hidrossanitário, vistoria da estrutura metálica da carreta ou semi-reboque, avaliação e manutenção do sistema elétrico e sonorização e avaliação, além da manutenção do grupo gerador.
Já aos proprietários e/ou responsáveis por camarotes e demais empreendimentos, cabe ao Crea-BA verificar a participação de profissionais habilitados nos projetos civil, elétrico e de proteção contra incêndio e pânico que contemplam todas as estruturas do evento. No ato da fiscalização deverão ser apresentados os responsáveis técnicos pelas instalações elétricas, montagens das estruturas, sonorização, entre outros.
.
.
.
.
.
.