Especialista explica doença que levará Lula a realizar uma cirurgia no quadril




O presidente do Brasil, Luís Inácio Lula da Silva, tem enfrentado dias de dores causadas por uma doença que pode limitar seus movimentos: a artrose. Neste domingo (23), o chefe de estado precisou passar por um procedimento de infiltração na região do quadril, com um anestésico diretamente na articulação com o propósito de amenizar as dores.

Mas, o que é a artrose? A artrose é caracterizada pela presença de dor, associada ao “desgaste” ou degeneração da cartilagem articular. Esta doença acomete mais os idosos e representa cerca de 40% de todas as moléstias articulares. “Além do dano da cartilagem articular, outros fatores podem estar envolvidos, como a sobrecarga articular, como excesso de peso corporal, defeitos posturais, e fatores adicionais ou irritativos, como influência hormonal e/ou vascular”, explica a médica reumatologista Cláudia G. Schainberg.

Reprodução

A artrose pode dificultar a execução de algumas tarefas do dia a dia e causar grandes desconfortos, além dos seus sintomas serem facilmente descobertos. “Os principais sintomas são: inchaço e vermelhidão no local, dor crônica na articulação afetada, perda de flexibilidade e geralmente pessoas com artrose tem desconforto ao entrar e sair de um automóvel, cruzar as pernas e até mesmo quando ficam muito tempo sentado, ao levantar reclama de fortes dores”, diz a médica.

Existem alguns tratamentos que podem ser realizados nestes casos. “A fisioterapia e a prática de exercícios ajudam a prevenir a perda ou a limitação do movimento articular, a atrofia e a fraqueza muscular, além disso, analgésicos e anti-inflatórios podem ser utilizados em crises de dor, em casos mais severos a cirurgia é um possível meio”, conclui Cláudia G. Schainberg.

Para saber de fato se uma pessoa tem artrose é necessário realizar exames de radiografia ou ressonância magnética, pois só desta forma o médico pode dar um diagnóstico preciso do caso.




.

.

.

.

.

.

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Programa Lauro Fila Zero inicia atendimentos no Centro a partir de segunda-feira (21)

Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), …