Hapvida pode ser um dos responsáveis pela difusão das novas variantes do Coronavírus em todo o país; entenda o caso

Um dos maiores operadores de planos de saúde do país, o Hapvida Saúde está orientando médicos a não receitar exames RT-PCR para pacientes com suspeita de Covid-19. Esse tipo de teste é considerado o mais confiável para detecção da doença. A denúncia foi publicada pelo jornal Folha de São Paulo.



Segundo a matéria, os gestores da empresa orientam os médicos a receitar o exame do tipo sorológico (de sangue) mesmo para pacientes com sintomas da Covid. O PCR era sugerido como opção a ser utilizada em casos especiais. A ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) obriga por meio de resolução que os planos de saúde autorizem de forma imediata a realização do exame RT-PCR para o diagnóstico da doença.

A Hapvida esteve no centro de uma polêmica na pandemia com a prescrição da hidroxicloroquina para o tratamento de pacientes com suspeita de Covid, além de manter apenas serviços de teleatendimento para atender os usuários que buscavam diagnóstico. A empresa alegava que se valia do histórico do paciente para obrigar seus médicos a prescreverem o medicamento considerado ineficaz e perigoso para pessoas com históricos de patologias cardiológicas.

Site HAPVIDA

Pacientes reclamam que foram prescritos com ivermectina e hidroxicloroquina para seus tratamentos contra a covid por meio de teleconsultas. A expectativa é de que associações de usuários de planos de saúde acionem a empresa por meio da Justiça para exigir danos morais e à saúde por conta dessa obrigatoriedade feita pela Hapvida aos seus profissionais médicos.

A empresa tem sido campeã de reclamações em sites como o Reclame Aqui pela prestação de serviços. Na capital baiana, usuários de planos individuais e coletivos apontam diversas insatisfações nos atendimentos de urgência. Nas consultas e cirurgias eletivas, as queixas são de morosidade para liberação e disponibilidade de agendas dos poucos profissionais considerados inexperientes.

A Hapvida não se manifestou sobre a recomendação de testes sorológicos, segundo informou a Folha.

 

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Filha de Luis Roberto Barroso, Luna Von Brussel Barroso tem visto cancelado e tem que deixar EUA para não ser presa e deportada coercitivamente

A filha do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, teve o visto cancelado pelos Estados …