Em entrevista ao jornal A Tarde, o petista Jaques Wagner aderiu à moda de procurar desculpas e culpados para a fracassada política de segurança pública que coloca a Bahia entre os estados mais violentos do país. Segundo estatísticas a Bahia governada pelo PT Há 16 anos em na contramão do país com uma alta absurda de mortes violentas no últimos dois anos.
Para o petista, a culpa pela quantidade enorme de vítimas de vagabundos, marginais, estupradores e homicidas é do “grupo do ex-prefeito, que nos 16 anos antes de eu chegar, na minha opinião, não fez nada em segurança”.
Na lógica de Jaquienho, “não vai ser botando um policial em cada esquina que nós vamos combater o crime. O crime nós vamos controlar com inteligência, como é feito em países que conseguiram avançar mais nisso.”

Disse o senador petista:
“O grupo político do avô dele é uma Bahia que não se modernizou. Quem modernizou a Bahia com tecnologia, energia eólica, energia solar, metrô, as vias que estão cortando Salvador e mudando completamente o tráfego, 17 mil quilômetros de estrada, 24 policlínicas, 18 ou 19 hospitais fomos nós… É curioso. Por isso que eu digo: macaco não olha para o rabo. Ele vive falando de segurança pública, o que ele quer voltar a fazer? O grampo, como o avô dele fez? ACM Neto é uma pessoa que carrega o autoritarismo, a panelinha, é só ver quem é que manda nos negócios em toda a prefeitura, gente.”