A líder do PT na Câmara Municipal de Salvador, vereadora Marta Rodrigues, criticou no sábado (2), durante a sessão solene de eleição da Mesa Diretora da 19ª Legislatura, a sub-representação feminina na Casa e disse ser necessário uma união das mulheres, independentemente de coloração partidária, para mostrar que o espaço político pode e deve ser ocupado. “Salvador tem a maior parte da população de mulheres negras que são chefas de família. Essa representatividade não é vista aqui. Tínhamos oito mulheres e agora temos nove, um crescimento muito pequeno. Ainda estamos sub representadas”, frisou Marta.
Debate – Em seu pronunciamento durante a sessão, Marta também disse ser fundamental a união de mulheres parlamentares para que outras vejam que podem estar nos espaços políticos. “Precisamos fazer esse debate na Casa, com mais mulheres, sobre a cidade que queremos. Salvador é muito desigual, tem uma marca muito forte que é de mulheres representadas em sindicatos, associações, entidades e movimentos sociais, mas quando olhamos para os espaços de poder e decisão como o Legislativo e o Executivo, não estamos presentes”, declarou.
A vereadora destacou ainda a importância da Câmara Municipal entender o voto da população no mandato coletivo Pretas por Salvador. “É uma nova configuração, que já existe também em outras casas do Brasil, e precisamos dialogar e respeitar”, acrescentou.