Reeleito com uma expressiva margem de votos, o prefeito de Jequié, Zé Cocá (PP), não só consolidou sua liderança local como também desponta como uma figura de relevância política em toda a Bahia. A influência que ele exerce nas regiões do Vale do Jiquiriçá e Médio Rio de Contas se traduz no apoio de prefeitos de aproximadamente 50 municípios, que enxergam em Cocá uma liderança com forte potencial de articular os interesses do interior.
“Prefeitos de municípios mais longe têm nos procurado, têm discutido, porque vêem essa discussão regional muito forte”, declarou, destacando sua intenção de reunir lideranças de cidades como Ilhéus, Itabuna e Santo Antônio de Jesus em prol de uma maior interiorização dos investimentos.
Zé Cocá critica a falta de uma marca própria no governo de Jerônimo Rodrigues, que, segundo ele, “ficou dois anos ainda surfando na onda Rui Costa”, sem estabelecer uma identidade forte. Em sua avaliação, a gestão atual carece de um olhar macro sobre temas fundamentais como segurança pública e educação, setores nos quais acredita ser essencial a parceria entre os governos estadual, federal e municipal.
Em Jequié, Cocá investiu em creches e escolas em tempo integral para combater problemas sociais de maneira preventiva, algo que ele considera essencial para um projeto mais amplo de segurança pública.
“Se você fizer um projeto integrado de segurança pública e educação, a gente vai ter uma queda [da criminalidade]”.
O prefeito projeta uma disputa equilibrada nas próximas eleições, vislumbrando um cenário onde as grandes cidades baianas demonstraram força da oposição, enquanto o governo estadual manteve certa popularidade nas cidades menores. Contudo, ele acredita que o desgaste nas áreas de segurança e saúde poderá influenciar os rumos da eleição. Para ele, é necessário “ter atenção”, já que o governo de Jerônimo ainda possui desafios pela frente e uma “força da máquina” que ainda precisa de um gerenciamento mais robusto para se consolidar no cenário político estadual.
.
(Com informações do Política Livre)