Polícia Militar treina filhotes para atuar em intervenção prisional

Olhando a força e a esperteza de Dragol e Max é difícil acreditar que tratam-se de filhotes. Ambos pertencem ao Batalhão de Guardas (BG) da Polícia Militar e são treinados para intervenções prisionais. Max (Pastor-belga-malinois), de oito meses, e o Rottweiler Dragol, integram o canil da Companhia de Intervenção Prisional (Cirp) do BG, desde o primeiro mês de nascimento. Quando completarem um ano e meio de vida – período em que começam a ter maior maturidade e formação – a dupla reforçará o efetivo, em ações que envolvem segurança e gerenciamento de motins causado por internos.



O subtenente Ubiraci Barbosa, comandante do canil do BG, explica porquê a convivência com os caninos desde os primeiros meses é importante para o processo de formação de cães policiais.

“Ainda filhotes eles passam por treinos de ambientação, que é o contato com lugares e objetos diferentes, além da socialização, que envolve a relação com pessoas e outros animais. Isso facilita a evolução deles nas atividades que precisarão desempenhar”, contou o PM.

SSP Ba

Direcionadas para ações de guarda e proteção, além de captura de internos, as capacitações acontecem em diferentes acomodações do BG, dentre elas, espaços que possuem estruturas parecidas com as de presídios, diferentes superfícies e ambientes com e sem objetos.

“Esses treinamentos preparam os cães para atuarem com a tropa em presídio, ou na busca e captura de fugitivos do sistema prisional, caso se escondam em matas”, completou Ubiraci.

Além de Max e Dragol, outros seis cães fazem parte do canil do BG. Diariamente é realizado um revezamento de animais, para que passem pelo período de descanso e cuidados.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …