Prefeitura de Salvador oferece assistência às mulheres vítimas de violência

Para apoiar e assegurar todas as mulheres que sofrem de violência doméstica e familiar na capital baiana, a Prefeitura, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres e Juventude (SPMJ), têm reforçado a importância de denunciar os atos de violência contra a mulher, principalmente neste período de pandemia. A vítima pode efetuar a denúncia pelo telefone 180 ou procurar a Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher (Deam) em Brotas ou Periperi. Após realizar a denúncia e a vítima precisar de proteção ou acolhimento, o caso é encaminhado para o serviço de assistência no Centro de Atendimento à Mulher Soteropolitana Irmã Dulce (Camsid), na Ribeira. No local, são oferecidos atendimentos social, psicológico e jurídico.

 



O Camsid funciona de duas formas: para novos referenciamentos e acompanhamentos, de segunda a sexta, das 8h às 17h, e 24h ininterruptas para as mulheres em situação de acolhimento. Para orientações e os devidos encaminhamentos, a vítima também pode entrar em contato pelo (71) 98876-6182 (coordenação) ou pelo e-mail camsidspmj@gmail.com . Para a coordenadora dos Centros de Referência e Casas de Acolhimento, Maria Auxiliadora Alves, as mulheres que sofrem com esse tipo de violência precisam conhecer os seus direitos e, principalmente, confiar nas medidas judiciais, a exemplo da medida protetiva de urgência.

“O primeiro passo é apoiar essas mulheres a denunciarem e a não ficarem caladas. Camsid oferece uma equipe toda preparada para atender e estudar a situação da vítima. Ou seja, são averiguados diversos casos e maneiras de resolver o cenário, como, por exemplo, a medida protetiva de urgência e também a questão social. Caso após o acolhimento ela não tenha para onde ir, vamos buscar referenciá-la em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social”, conta.

 

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …