Programa possibilita nova perspectiva a comerciantes informais de Salvador

A última ocupação de Diana Ribeiro da Paz, de 31 anos e moradora de Boa Vista do Lobato, foi de recepcionista. No entanto, o desejo maior era de trabalhar com arranjos de flores. “Não tinha noção de como comprar material, vendas, orçamento. No entanto, quando soube da capacitação Aprendendo a Empreender, quis participar e o curso abriu a minha mente, o conhecimento chegou e já comecei a empreender”, relatou sorridente, mostrando as fotos já postadas nas redes sociais de produtos que passou a comercializar há menos de um mês.

A capacitação feita por Diana é uma das iniciativas desenvolvidas através do programa Agente de Empreendedorismo, desenvolvido pelo Parque Social em parceria com a Prefeitura. A apresentação dos resultados do programa e a certificação dos participantes do curso ocorreram no encontro “Chegando Junto – Prefeitura Apoiando e Fortalecendo Vínculos com o Mercado Informal”, realizado nesta segunda-feira (16), no Palácio Thomé de Souza, com as presenças do prefeito ACM Neto e da presidente de honra da entidade parceira do município, Rosário Magalhães, acompanhados de gestores municipais, representantes do Sebrae e Banco do Nordeste – parceiros da iniciativa – e demais autoridades. “Salvador é uma das cidades com país com o maior número de pessoas trabalhando no mercado informal e a Prefeitura encarou isso como uma oportunidade. Além de todo o esforço para ordenar esse segmento na capital, o programa Agente de Empreendedorismo leva qualificação, conhecimento e experiência para essas pessoas que estão no mercado informal ou têm um comércio pequenininho possam crescer, ter acesso ao microcrédito e, assim, ampliar a sua atividade e até gerar novos empregos através dessa atividade”, relatou o prefeito.

Balanço – A presidente de honra do Parque Social lembrou que o programa é parte integrante do Inclusão Econômica, sétimo eixo do megaprograma municipal Salvador 360, e tem o propósito de dar apoio para que as pessoas possam desenvolver o próprio negócio, além de fortalecer a economia local. “A Prefeitura, junto com o Parque Social, vem buscando fortalecer vínculos e ampliar o diálogo com esse público que tanto precisa e que ocupa uma grande parcela de nossa população ativa em termo de economia informal. Que possa contribuir para o desenvolvimento deles, que eles possam realmente ter melhores condições de vida e atuar com mais profissionalismo e autonomia”, declarou Rosário Magalhães.

As ações foram desenvolvidas em 51 bairros, 79 escolas, dez Prefeituras-Bairro e a sede do Simm, com a participação de nove orientadores de campo e 90 agentes – estes estagiários dos cursos de Administração e Economia de instituições de ensino superior de Salvador. Em oito meses de atuação, foram realizados mais de 15 mil atendimentos, 2 mil ações, participação de 27 mil pessoas, 3.500 capacitações em parceria com o Sebrae, 4.500 encaminhamentos ao microcrédito do Banco do Nordeste, abertura de novo canal de comunicação através do WhatsApp e 813 parceiros das comunidades prospectados pelos agentes.

Funcionamento – As ações do Agente de Empreendedorismo são realizadas em apoio aos empreendedores e potenciais empreendedores, orientando-os para a aquisição ao crédito e munindo-os com conhecimentos específicos para que possam desempenhar seu negócio com maior profissionalismo e autonomia. Tem o apoio do Banco do Nordeste, através do Crediamigo, e do Sebrae, que disponibiliza a participação dos empreendedores em palestras e oficinas relacionadas ao tema empreendedorismo.

A transformação de vida não ocorre apenas para os atuais e futuros microempreendedores. A agente Susana Aleluia, que atua na região de Pirajá, era uma das mais empolgadas ao relatar a participação no programa. “Está sendo incrível. É muito legal ajudar as pessoas a planejar e empreender. Eu mesma tenho experiência em microempreendedorismo, pois trabalho com confeitaria, e acabo trocando figurinhas com pessoas que estão nessa área. Vemos também aqueles que têm apenas potencial, outras que já têm a ideia mas não sabem como começar, e é muito gratificante quando elas colocam em prática os planos delas. Criei até um grupo para acompanhar o desenvolvimento dos atendidos e o feedback é muito bom”, disse.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …