
Pablo Souza assumiu a Secretaria de Mobilidade de Salvador com a missão de continuar os avanços no transporte público da capital. “Eu comecei a minha jornada há 17 anos atrás. Aqui, na Prefeitura de Salvador, é onde eu me sinto em casa”, declarou. Ex-diretor de Planejamento da Semob, ele destacou que o sistema de transporte sob pneus foi recuperado após uma das maiores crises da história recente e reforçou o compromisso da gestão municipal em seguir investindo para melhorar o serviço.
O novo secretário ressaltou que Salvador já alcançou 40% da frota de ônibus com ar-condicionado e que o objetivo é chegar a 70% ainda este ano.
“Nós temos duas operações de crédito que devem somar um total de 400 ônibus, sendo 300 convencionais e 100 elétricos. Além disso, temos uma aquisição pelas operadoras, e o senhor deve, esse ano, fazer a maior entrega de ônibus proporcionalmente em todas as capitais do Brasil”.
Até fevereiro, 114 novos veículos serão entregues, reforçando a renovação da frota.
Além do transporte coletivo, Pablo Souza destacou a importância da mobilidade sustentável e a ampliação da malha cicloviária. “Nos últimos 12 anos, Salvador caminhou de 30 para 300 km de ciclofaixas, ciclovias e ciclorrotas. Hoje, temos a quarta maior malha cicloviária do país, e nosso plano prevê alcançar 700 km nos próximos 10 anos.” O secretário também frisou que a segurança viária será uma prioridade e que a Prefeitura seguirá investindo em infraestrutura para garantir deslocamentos mais seguros.
Por fim, ele reforçou o compromisso com o diálogo e a melhoria contínua do transporte público.
“O prefeito me fez um pedido muito especial: que a equipe da secretaria percorresse a cidade, intensificasse os assuntos e utilizasse as ferramentas de tecnologia para avançar na qualidade do transporte. Vamos avaliar cuidadosamente as linhas necessárias e, caso seja oportuno, reativar algumas para garantir o atendimento aos usuários”.