Salvador deve receber 3,7 milhões de turistas até março

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Parece que o cinza e o clima frio que imperam nas cidades paulistas têm feito os moradores delas abandoná-las para sentir o calor e ver o colorido dos baianos. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), São Paulo é o estado que mais importa turistas para Salvador durante o Verão, período entre dezembro e março. A Secult estima que 3.770.107 turistas venham à capital baiana nesta estação do ano. O dado é superior em aproximadamente 8%, quando comparado ao mesmo período do verão anterior (3.490.995 entre os meses de dezembro 2017 e março de 2018). Destes, 83,8% são brasileiros e 16,2% estrangeiros. Dos brasileiros, 60,1% são do interior da Bahia e 39,9% são de outros estados (com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe, respectivamente). Dos turistas estrangeiros, a maioria vem da Argentina, França, Itália, Portugal e Alemanha.

Para Antonio Mazzafera, CEO e co-fundador do Fera Palace Hotel, primeiro hotel de luxo da Bahia, localizado na Rua Chile, a Prefeitura tem contribuído bastante para o aumento da presença de turistas em Salvador. “O trabalho da Prefeitura está fantástico. A cidade está de cara nova, limpa, bem arrumada, linda, Orla bem restaurada, obras que vão mudar o cenário do turismo na cidade”, afirma.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

O empresário fundou o Fera Investimentos em 2012 com o objetivo de construir negócios lucrativos e duradouros que, afirma, beneficiem a comunidade a partir do resgate e desenvolvimento dos locais onde atua. O primeiro negócio da empresa foi comprar o tradicional e histórico Palace Hotel, fundado em 1934. Em 2017, ele foi inaugurado totalmente restaurado. Ele diz que a ocupação do Fera Palace Hotel, importante equipamento também dentro do processo de revitalização do Centro Histórico, tem sido de 70%. Como se trata de um empreendimento de luxo, ele explica que é natural que a ocupação seja inferior à maioria de hotéis da cidade, que chega a ter a média de 90% de ocupação em períodos da alta estação (no Réveillon alcançou 95%). “Estamos confiantes, mas precisamos reforçar sempre mais o calendário de eventos de Salvador durante todo o ano, porque é preciso ter uma ocupação interessante o ano inteiro”, diz.

Já durante o Carnaval, realizado este ano de 28 de fevereiro a 6 de março, a expectativa de Mazzafera é que o Fera Palace Hotel alcance 100% de ocupação. “É nesta época que os hotéis conseguem fazer reserva para aguentar todo o resto do ano”, afirma.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …