Sílvio Humberto defende saúde integral para marisqueiras

Membro da Comissão de Educação e presidente da Comissão de Cultura da   Câmara de Salvador, o vereador Sílvio Humberto (PSB) tem apresentado, neste mês de março, instrumentos legais com foco nas mulheres. “Março é um mês que traz para o centro do debate a luta das mulheres, uma agenda que alerta o quão se faz necessário o envolvimento de toda a sociedade para a garantia de direitos, sobretudo neste momento de pandemia, em que são estruturalmente as mais afetadas”, ressalta.



Ele solicitou prioridade nos atendimentos às pescadoras e marisqueiras nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas e Unidades Básicas de Saúde (UBS), através do PIN-124/2021, tendo em vista as doenças decorrentes das atividades laborais.

“Este grupo de mulheres trabalhadoras não conquistou ainda o direito efetivo à saúde e vivencia sérios casos de infecções urinárias e ginecológicas. Por esse motivo, o projeto visa justamente à promoção de uma atenção integral no que diz respeito à saúde e bem-estar em todo ciclo de vida, preconizando a assistência humanizada e qualificada em todos os níveis de atenção, variantes do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde”, declara.

Entre os projetos de autoria do vereador alusivos às mulheres, estão a celebração educativa do Julho das Pretas nas escolas municipais e estaduais e a nomeação da Escola Municipal Makota Valdina. Os projetos tramitam na Câmara de Salvador e, se aprovados, seguem para sanção do prefeito Bruno Reis.

Amamentação – O vereador indicou ao Executivo Municipal o Projeto de Lei nº 62/2021, que garante às mães o direito de amamentar durante a realização de concursos públicos na administração pública municipal a cada intervalo de duas horas por até 30 minutos. Esse direito está assegurado apenas no âmbito federal através do Projeto Lei nº 13.872/2019. Semelhante ao PL federal, para garantir o recurso, será necessário enviar antecipadamente a solicitação para a banca organizadora.

“A proposta é assegurar a participação das mulheres lactantes em certames públicos e proteger a correta amamentação dos bebês recém-nascidos”, defende Sílvio Humberto, que também sugeriu a inclusão de gestantes, puérperas e lactantes no grupo prioritário do Plano Municipal de Imunização contra a Covid-19, por meio de Projeto de Indicação nº 122/2021.



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …