Unidades são premiadas com o prêmio de Gestão da Excelência

Divulgação PM

A Polícia Militar da Bahia (PMBA) promoveu, na noite desta terça-feira (15), a solenidade alusiva ao 3º Prêmio de Gestão da Excelência e Qualidade para certificar 46 unidades e premiar as três que mais se destacaram ao longo de 2020, no auditório do Centro de Operações e Inteligência (COI) da SSP, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB).

O Programa de Gestão da Excelência e Qualidade da Corporação iniciou no ano de 1990 a partir de um convênio firmado com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) a fim de modernizar administrativa e operacionalmente a PMBA. A Portaria nº 38-CG/17, que instituiu o processo de Certificação das Unidades e o Prêmio Polícia Militar em Gestão da Qualidade, fundamenta-se no Modelo de Excelência em Gestão da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ) e na experiência da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMESP), onde oficiais da Polícia Militar baiana foram capacitados para a premiação anual. O objetivo da Certificação de Unidades da PM diz respeito à consolidação de um modelo de gestão da excelência na Corporação, que se apoia no Sistema de Governança (SISGOV) por meio da Portaria nº 002/2017, que permite o monitoramento das ações, dos projetos e dos programas em tempo real de todas as unidades da Polícia Militar.

As três Unidades com melhores pontuações receberam o troféu do Prêmio Polícia Militar de Gestão da Qualidade e tiveram os nomes inscritos no Livro de Ouro do Modelo de Excelência em Gestão, que fora criado para estimular a melhoria contínua entre as Unidades, ao longo da história da Corporação e que anualmente se mostraram com maior maturidade no modelo de Gestão da Excelência da PMBA. Desse modo, o Grupamento Aéreo (Graer) da Polícia Militar da Bahia foi agraciado com a 1ª posição do ranking e a 76ª CIPM com a 2ª posição. Já a 3ª colocação foi dividida por duas unidades que terminaram empatadas, sendo ocupadas pelo 16° BPM e a 19ª CIPM.

Nesta edição, 63 unidades operacionais e administrativas da PM foram indicadas pelos coronéis comandantes regionais e diretores, por serem unidades que estão em um nível de maturidade de gestão que permitiam serem avaliadas para certificação e premiação. No entanto, de todas as unidades inscritas apenas 46 foram certificadas e três premiadas por cumprir todas as exigências iniciais e ter os seus respectivos relatos organizacionais avaliados com base nos critérios da FNQ.

O comandante geral da PMBA, coronel PM Anselmo Brandão, que presidiu evento e enobreceu a colaboração e participação de todos os envolvidos direta e indiretamente, em especial, dos coronéis do colegiado e os seus respectivos assessores. “Agradeço a participação de todos os envolvidos e reitero a importância de que a adesão das Unidades continue aumentando de forma voluntária com já tem ocorrido ao longo dos anos, como em 2018, quando foram certificadas 23 unidades e em 2019 com a certificação de 20 unidades”, pontou.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …