Vírus da China comunista altera dinâmicas de funcionamento da Justiça

Rosinei Coutinho / SCO / STF

A pandemia do novo coronavírus afetou a rotina de diferentes setores. Um deles foi o Judiciário. Com a implementação de medidas para conter o avanço da Covid-19 em todo o país, mudanças podem ser observadas no funcionamento dos serviços judiciários, andamento de processos e acesso à justiça nesse período.

Quem explica é o advogado e professor da UNIFACS Ian Quadros. “Diante da pandemia, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) estabeleceu diretrizes a serem seguidas pelos diferentes âmbitos do Poder Judiciário em relação aos prazos processuais, audiências e sessões”, destaca.

Uma das primeiras resoluções foi a suspensão dos prazos dos processos físicos e eletrônicos – estes últimos retomados no dia 4 de maio. O especialista observa que a medida se alinha ao impedimento da circulação e acesso de advogados e partes interessadas aos prédios das Justiça Estadual, Federal e do Trabalho durante o período da pandemia.

A medida foi necessária também para a adaptação dos Tribunais, com a adoção do trabalho remoto entre os seus servidores e utilização de tecnologias para permitir a continuidade dos trâmites de processos eletrônicos e o desempenho de atividades online. Um exemplo é a realização de audiências por videoconferências.

Para o professor da UNIFACS, esse aprimoramento dos serviços virtuais pela Justiça tem promovido uma maior aproximação com a sociedade. No entanto, Quadros alerta que aqueles que não têm condições de participar dos trâmites judiciais desse modo – seja por falta de recursos técnicos ou desconhecimento /pouca afinidade com a tecnologia – têm o direito de não serem penalizados.

Por exemplo, a parte de um processo que não estiver segura em participar de uma audiência por videoconferência durante o período de pandemia pode solicitar o adiamento do tratamento da questão. Assim, sua manifestação deve ser acolhida pelo juiz da causa.

Tinha um processo na Justiça antes da pandemia, e agora? O professor dá algumas dicas e orienta a que as partes devem estar atentas nesse momento:

Observe os trâmites judiciários. Por exemplo, cheque se movimentações processuais estão sendo realizadas. Caso tenha constituído advogado para te assessorar, busque com ele informações e orientações sobre o curso do processo;

Com a implantação pela Justiça de meios remotos como alternativa para condução dos processos, avalie se esta é uma opção segura e adequada para o seu caso;

Na impossibilidade de participar de audiências virtuais por videoconferência, manifeste o interesse à Justiça pelo adiamento destas.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …