Dentro das atividades do Novembro Azul, mês voltado para alertar a população masculina sobre os cuidados com a saúde, profissionais da Unidade de Saúde da Família (USF) Mussurunga I realizam neste sábado (19), Dia Internacional do Homem, na Estação Mussurunga, o evento “Saúde do Homem”, das 8 às 14 horas. O público presente será orientado sobre pré-natal do homem, paternidade cuidadora e licença paternidade. O objetivo da ação é envolver os pais nos cuidados com o bebê e no auxílio à maternidade.
Também serão realizadas palestras sobre DST, sífilis, Aids, hepatites, tabagismo e anemia falciforme, PIC (Praticas Integrativas Complementares) como a homeopatia, alimentação saudável, câncer de próstata e pênis, orientação da saúde bucal, aferição da pressão arterial, glicemia capilar e consulta médica.
A gerente da unidade, Osaneide Primo, explica que a intenção é fazer o alerta em local de grande fluxo para alcançar o maior número de pessoas. “Vimos a necessidade de ir até o paciente, já que os homens não têm a tradição de frequentar a unidade de saúde. Para isso, vamos atuar nos trajetos de ida e volta dos coletivos que sairão da estação. Também teremos espaços no terminal onde realizaremos testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites, além da distribuição de escovas de dente com orientação sobre escovação”, explicou. Os pacientes vão poder reimprimir o cartão do SUS.
O encontro de “Saúde do Homem” acontece sempre no penúltimo sábado do mês na USF Mussurunga I. No último evento, em 22 de outubro, participaram em torno de 40 pessoas.
Ainda no sábado (19), outras ações voltadas para a Saúde do Homem serão realizadas pelos distritos sanitários da Boca do Rio (na Unidade de Saúde da Família Zulmira Barros) e Subúrbio Ferroviário (na USF Ilha Amarela e USF Fazenda Coutos II).