
Em 13 de maio de 1917, três crianças portuguesas afirmaram ter presenciado uma das maiores manifestações marianas da história: a aparição de Nossa Senhora em Fátima. Durante seis meses, a Virgem teria surgido na Cova da Iria, entregando aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta mensagens que até hoje tocam milhões de fiéis.
O chamado “Milagre do Sol”,testemunhado por cerca de 70 mil pessoas, marcou o auge dessas aparições e consolidou o 13 de maio como uma das datas mais importantes da fé católica no mundo.
Nas revelações feitas aos pequenos, Nossa Senhora pediu oração, penitência e a consagração da Rússia ao seu Imaculado Coração, alertando para os males do comunismo e as tragédias das guerras. A primeira guerra mundial ainda estava em curso, e a Virgem anunciava que, se a humanidade não se convertesse, uma guerra ainda pior viria… e veio, com a Segunda Guerra Mundial.
A devoção cresceu, atravessou fronteiras e, até hoje, inspira milhões de brasileiros que encontram na fé em Fátima uma força contra o mal.
Neste 13 de maio, os fiéis recordam a importância da oração, da conversão e da defesa da paz e da liberdade, inclusive contra regimes totalitários que tentam apagar a fé do povo.