A movimentação em torno de pré-candidaturas para o legislativo estadual ou federal começa na Câmara Municipal. Alguns assumem que podem disputar um cargo eletivo, mas a maioria prefere ainda deixar as possibilidades em aberto ou empurrar a responsabilidade da escolha para seus partidos. Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Leo Prates, já confirmou que é pré-candidato a deputado estadual pelo DEM e que seu interesse nas eleições neste ano é uma vaga na Assembleia Legislativa.
Com seu nome ventilado para se tornar vice de José Ronaldo, mesmo já declarado como postulante ao parlamento baiano, Prates adiantou ao ser abordado pelo TV Servidor na tarde desta quarta-feira (18), no plenário da Câmara, que descarta a possibilidade de disputar a chapa majoritária ao governo do Estado, apesar do presidente do Democratas e prefeito ACM Neto considerar que Prates é um dos nomes preteridos para fazer parte dessa composição. “Leo Prates teria todas as condições de ser um excelente vice-governador”, ressaltou Neto em entrevista à Rádio Itapoan FM na noite de quinta-feira passada (12).
Mesmo sendo um dos nomes de maior prestígio e peso político e eleitoral para vice, Prates avalia que não é momento. “Eu tenho dito que não é o meu momento pra estar na chapa majoritária. Sonho um dia está, mas acredito que uma carreira política se constrói de degrau em degrau e, nesse momento, estou focado em ser candidato a partir de agosto a deputado estadual e eu espero poder contar com o povo de Salvador e com o povo da Bahia”, disse Prates.
Mathias Jaimes e Rafael Santana