A semana começa com uma polêmica no ar. Trata-se do projeto de implantação do Bus Rapid Transit (BRT) pela Prefeitura para desafogar o trânsito nas principais avenidas de Salvador e facilitar a mobilidade na cidade. Mas, um grupo de ativistas e militantes ditos ‘empresarios’ e ‘lobistas’ têm se manifestado nas ruas com ações e práticas espúrias contra o projeto na tentativa de politizar o assunto, conforme noticiado pelo TV Servidor no último sábado (5). O presidente da Câmara, vereador Leo Prates (DEM) comentou sobre polêmica em torno do modal de transporte.
De acordo com Prates, o BRT garante o fluxo na mobilidade na cidade, mas há, segundo ele, uma preocupação com o meio ambiente que necessita de debate e diz que o assunto não envolve política. “O que eu tenho a dizer é que o meio ambiente é uma preocupação da Câmara Municipal e acredito que desta gestão. Eu acredito que a preocupação e o debate são pertinentes. Não vejo isso como politização”, opina.
O chefe do Legislativo Municipal declarou ser favorável à implantação do projeto. “Eu sou a favor da obra do BRT porque as pessoas que morrem no trânsito, têm problemas com familiares e pegam engarrafamento. A melhoria da mobilidade é também preservar vidas. Eu sou a favor do BRT, claro que com uma responsabilidade ambiental que a prefeitura está tendo em replantar árvores centenárias que serão plantadas com toda responsabilidade ambiental que a gestão municipal tem”, defende.
Mathias Jaimes e Rafael Santana