Diante do processo de movimentação de partidos aliados para a construção, formação e composição da chapa de oposição liderada pelo pré-candidato José Ronaldo para a disputa ao governo da Bahia, o deputado federal e secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados, Márcio Marinho, disse que o PRB tem se articulado com o democrata durante o período de pré-campanha com indicações de nomes dos quadros do partido na missão de garantir uma vaga na majoritária das eleições de 2018.
A sigla faz parte da base aliada do prefeito ACM Neto e tem Zé Ronaldo como candidato natural à disputa pela sucessão estadual. Isso significa que o PRB deve mirar espaços na chapa como a vaga ao Senado ou mesmo a vice.
Segundo o republicano, o partido não vai impor nem exigir nada, apenas conquistar o espaço no grupo de sustentação do pré-candidato Zé Ronaldo.
Em entrevista ao TV Servidor nesta segunda-feira (11), Marinho comenta que há vagas abertas na majoritária, uma para vice e outra para o Senado. Em contrapartida, afirma que existe conversa com Zé Ronaldo, mas que tudo ainda se encontra no campo das articulações e negociações. Porém, ele ressalta também que outros partidos como o PSC e o PTB têm apresentado indicações a serem avaliadas.
O objetivo do PRB esbarra nos interesses de outros partidos da base aliada, como o PSC e o PTB já citados por ele. O nome mais expressivo entre os republicanos é o da vereadora Ireuda Silva. No PSC, cogita se o nome do deputado federal Irmão Lázaro à vice ou ao Senado. Já no âmbito do PTB, destaca-se o nome de Taíssa Gama, que tem sido cotada também à vice de Zé Ronaldo, mas a petebista negou essa possibilidade e mantém pré-candidatura à deputada estadual pelo partido.
“É evidente que todos os partidos têm o seu prestígio e o seu direito de estar pleiteando uma vaga na chapa majoritária, como o PRB, PSC e o PTB, mas isso nós vamos ter que definir lá na frente quem mais consegue fortalecer a chapa majoritária e, certamente, ajudar a chapa proporcional”, disse Marinho durante o lançamento e a inauguração da Rádio Câmara Salvador nesta segunda em que destacou a participação ativa da Câmara dos Deputados no processo de construção e de implantação da emissora legislativa.
“Nós estamos no Congresso Nacional com uma expansão de rede de rádio e televisão legislativa em que é compartilhado com o Senado Federal e com a Câmara dos Deputados. Coube a nós intermediar a instalação da Rádio junto ao Ministério das Comunicações para viabilizar a implantação da Rádio que será um instrumento para encurtar a distância do cidadão soteropolitano com seus representantes. Parte da transmissão será pela Câmara dos Deputados e outra parte será pela Câmara Municipal de Salvador. É um presentaço para a nossa cidade”, ressalta o secretário de Comunicação da Câmara dos Deputados.
No âmbito dos republicanos, comenta-se que a vereadora Ireuda Silva pode buscar uma vaga ao Senado. No entanto, a candidatura à vice também não está descartada. Nas eleições deste ano, haverá duas vagas ao Senado Federal em disputa, uma delas, já preenchida e confirmada com a candidatura de Jutahy Jr. (PSDB).
Sobre indicações para compor a chapa do democrata, Marinho pontua que o partido vai apreciar e analisar nomes que tenham grande ascensão eleitoral e que a densidade eleitoral favoreça o número de votos para a chapa. No entanto, a avaliação dos candidatos será respaldada por meio de pesquisas internas, para que seja feita em cima de critérios do povo. Ele afirma que os políticos da legenda que tem hoje cargo eletivo estão credenciados para pleitear a majoritária, tanto os vereadores quanto os deputados estaduais e federais.
Ao mesmo tempo em que integra a base do prefeito ACM Neto, o PRB apoia o pré-candidato Zé Ronaldo como forte candidato para a disputa ao governo após a definição da candidatura de oposição ao governador Rui Costa. O republicano assegura comprometimento da sigla em torno do candidato feirense, pois para ele, política se faz em cima de palavra. Além disso, o aliado acredita que a candidatura de Zé Ronaldo vai surpreender.
“Eu tenho andado muito pelo interior e tenho visto como tem sido a aceitação da população pelo nome de José Ronaldo. José Ronaldo é um político experimentado. Prefeito quatro vezes eleito em primeiro turno na cidade de Feira de Santana. A gente sabe que a aceitação dele é muito grande. Nós temos que correr contra o tempo. Eu tenho certeza que a candidatura dele como está hoje já dá sinais de que nós estaremos no segundo turno e passaremos o dia 7 de outubro decidindo a eleição para que a população baiana possa ver uma mudança. Nós temos um candidato viável, que é José Ronaldo, e nós dos partidos integrantes da chapa dele vamos fazer o máximo para que o povo baiano possa ter uma nova cara na administração estadual”, acredita.
Mathias Jaimes e Rafael Santana