Os moradores da região de Cajazeiras comemoram a autorização para a construção da Unidade de Saúde da Família (USF) em Fazenda Grande III que deverá ser entregue pela Prefeitura no primeiro trimestre de 2019 para levar atendimento e assistência na Atenção B Básica de Saúde à população local. A ordem de serviço para a construção da estrutura, na Rua Demerval de Souza Gusmão, Quadra D do bairro, foi assinada no local pelo prefeito ACM Neto nesta quinta-feira (21) e acompanhada com bastante expectativa pela comunidade.
Desde 2013, a Prefeitura tem colocado a saúde como uma das prioridades no orçamento municipal, que saltou de 15,5% para mais de 20%. “É a realização de um sonho antigo da comunidade e que atenderá até 16 mil na Atenção Básica. Um dado interessante é de que o Distrito Sanitário de Cajazeiras, que há cinco anos e meio tinha pouco mais de 21% de cobertura da Atenção Básica, agora chegará a mais de 64% com essa USF. Ou seja, praticamente será triplicado o número de assistência à saúde”, salientou o prefeito.
Além das unidades de saúde, a região de Cajazeiras é também a sede do primeiro Hospital Municipal de Salvador, construído pela administração municipal. “Um desafio que ainda temos que enfrentar é a ampliação do acesso da população a exames e consultas especializadas na rede municipal de saúde”, completou ACM Neto.
Estrutura – O secretário municipal da Saúde, Luiz Galvão, ressaltou que a USF Fazenda Grande III será construída em uma área de cerca de 540 m², com investimento de aproximadamente R$ 900 mil e que fortalecerá a rede de atenção básica no Distrito Sanitário Cajazeiras. As obras estão previstas para serem concluídas em oito meses. A nova unidade contará com 12 consultórios e quatro equipes de Saúde da Família e de Saúde Bucal. Na estrutura, o público contará com atendimento humanizado e qualificado, com serviços prestados nos programas de hipertensão arterial, diabetes, tuberculose e hanseníase, dentre outros procedimentos de promoção e proteção à saúde, como vacinas, coleta de material para exames laboratoriais e distribuição de medicamentos.
Mathias Jaimes e Rafael Santana com informações da Secom/PMS