Presidente da Câmara de Salvador, o vereador Leo Prates defendeu, ontem, que o seu partido, o Democratas, apoie a candidatura do ex-ministro Ciro Gomes (PDT) ao Palácio do Planalto, caso o dirigente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), desista de competir pelo posto de mandatário do país. “Se Rodrigo não quiser enfrentar a disputa, a minha opinião é que devemos apoiar Ciro Gomes para Presidência da República”, afirmou. “O Democratas fez uma guinada do seu programa ideológico com a chegada de deputados que eram filiados ao PSB, que vieram maciçamente para cá e isso trouxe o partido para um posicionamento de centro”, acrescentou, durante os festejos 2 de Julho.
A posição de Prates coaduna com a do parlamentar Elmar Nascimento (DEM). O deputado federal prefere que o partido apoie Ciro Gomes ao presidenciável Geraldo Alckmin (PSDB). Para ele, o pedetista entende “mais os problemas da Bahia” por ter sido governador do Ceará, um estado nordestino. Além disso, avalia que é mais fácil transferir votos dos baianos para o pré-candidato do PDT do que para o do PSDB.
O entendimento de Prates e Elmar, porém, é divergente dos deputados federais Arthur Maia e José Carlos Aleluia, o último também é presidente do Democratas na Bahia. Maia é favorável a sigla apoiar a candidatura do presidenciável Álvaro Dias (Podemos) por entender que tem “mais afinidade ideológica” com o DEM do que Ciro. Já Aleluia prefere que a agremiação fique do lado do ex-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, mas não quer descartar a possibilidade de a legenda apoiar o deputado federal Jair Bolsonaro (PSL). O militar hoje lidera todas as pesquisas de intenção de votos, sem o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na disputa.
Presidente nacional do DEM, o prefeito ACM Neto disse que o partido vai buscar a maior “unidade possível” e deve definir até o dia 15 de julho qual o candidato ao Palácio do Planalto vai apoiar.
Fonte: Tribuna da Bahia On Line