Um dia para esquecer – Grito de repúdio à agressão machista e preconceituosa

Sou trabalhadora do Município do Salvador. Orgulhosa que sou dessa condição de servir ao povo de nossa cidade, mantenho conduta ilibada e compromisso diário com minhas atribuições.

No ano de 2006, tive a grata confiança de ser convidada a compor a equipe da Secretaria Executiva do Conselho de Municipal de Saúde de Salvador. E me encontrei enquanto pessoa e cidadã.

Trabalhar na saúde municipal é uma honra gigantesca para mim. Ver a mudança na vida de pessoas que buscam atendimento na rede pública é algo que impulsiona meu trabalho e que faço com dedicação. Quero ver diariamente essa transformação por meio do zelo e cuidados com a saúde da pessoa humana. E motivada por esse sentimento, escolhi ser Enfermeira. Tive a certeza de que fiz a escolha certa para meu presente e futuro profissional.

Quantos desafios enfrentei para alçar a condição de secretária desse Colegiado? Foram inúmeros percalços e momentos de tristeza, mas por outro lado, incentivada pela força de ser mulher negra e pobre resolvi vencer na vida, buscando aprimoramento constante. Mudanças de gestores e novas diretorias executivas reconheceram o meu trabalho sempre realizado com afinco e dedicação.

Dito isto, no ano de 2008, assumi a Secretaria Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Salvador, onde trabalho com empenho, respeitando a cidade e seus munícipes, e mais, os nossos nobres conselheiros e conselheiras que integram o colegiado. Essa missão de auxiliar cidadãos no controle social é uma experiência sensacional e inesquecível. Vivo com intensidade essa jornada.

Infelizmente, escrevo essas palavras com lágrimas, após retornar de uma licença médica, motivada pelo desconforto que senti ao ser humilhada, ameaçada e desqualificada em minha condição profissional, de gênero e de raça por um indivíduo que não poderia integrar um colegiado, que tem como proposta defender direitos de cidadania.

Fui vítima da atitude machista e constrangedora do senhor Pedro Reis Paixão Gonçalves, conhecido politicamente como Pedro “Pirajá”, representante da UNEGRO, que diante de todo o Pleno do Conselho de Saúde, tentou macular minha imagem profissional. Com gritos, gestos e expressões grosseiras e extremamente agressivas quis desqualificar minha condição de Secretária Executiva do Colegiado, alegando que sou incompetente no cumprimento das atribuições que a função exige. Foram palavras ofensivas e humilhantes que causaram-me repúdio e que devo rechaçar de imediato.

Sou mulher e exigo apenas reciprocidade no trato, pois respeito todos independente de sua condição social, de gênero, cor ou outra natureza. O histórico de episódios envolvendo esse senhor em situações de agressões, ameaças e conflitos é conhecido no âmbito dos colegiados de defesa da saúde.

Repudio veementemente a atitude grosseira desse senhor e tomarei providências urgentes para garantir meus direitos e imediata reparação dos danos causados à minha dignidade de mulher, profissional, negra e pessoa humana. De certo que os demais conselheiros e conselheiras não comungam do mesmo pensamento nutrido por esse senhor.

Dói ser atingida pela covardia e pela mentira. Sim, dói demais e não sei nem mesmo expressar minha dor. Não apenas pela ofensa pessoal, mas pelo sonho e desejo de uma sociedade que não seja machista, reacionária, lgbtfóbica, misógina e que negue direitos. Espero que vivamos em uma sociedade que nutra uma cultura de paz e não violência, onde interesses individuais e de pequenos grupos não sejam maiores que a vontade coletiva.

JAQUELINE ALMEIDA
Secretária Executiva do Conselho Municipal de Saúde de Salvador

 

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …