ACM Neto autoriza início das obras de revitalização do Terreiro de Jesus no Centro Histórico

Como parte de um conjunto de ações de requalificação do Centro Antigo, o prefeito ACM Neto assinou, na manhã desta sexta-feira (31), a ordem de serviço para início imediato das obras de revitalização do Terreiro de Jesus, no Centro Histórico de Salvador. A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Bruno Reis, do secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Almir Melo, do secretário de Cultura e Turismo, Cláudio Tinoco, da presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, e do presidente da Fundação Gregório de Mattos, Fernando Guerreiro, dentre outras autoridades.

O Terreiro de Jesus, que é uma das mais importantes praças do Brasil, será totalmente requalificada com obras de pavimentação, recuperação dos canteiros, arborização e recuperação da fonte. A via do entorno será também beneficiada com a recolocação dos paralelepípedos. A proposta é reconstituir o piso da praça em pedras portuguesas, mantendo o desenho original, ampliar a presença das árvores laterais, recuperar a estrutura da fonte que abriga a estátua da deusa romana Ceres (agricultura), além de promover mudanças na iluminação, substituindo as atuais luminárias por lâmpadas de LED mais econômicas.

“A requalificação vai preservar toda a característica histórica do Terreiro de Jesus, mas trará modernidade, mais beleza e mais brilho para essa que é uma das praças mais importante de Salvador. Temos aqui um momento muito bacana no Centro Histórico porque a Prefeitura está fazendo vários investimentos, que coincidem também com a conclusão da Catedral, que será inaugurada em setembro”, afirmou ACM Neto.

O prefeito ressaltou também a importância da obra para a movimentação da economia: “Temos uma perspectiva para os próximos dois anos de uma transformação urbanística nunca antes vista no Centro Histórico de Salvador e eu tenho certeza que essa iniciativa trará impacto fundamental de aumento do fluxo do turismo na capital baiana, gerando mais empregos e movimentando a nossa economia”.

Para o secretário de Cultura e Turismo (Secult), Cláudio Tinoco, o Terreiro de Jesus está no coração de Salvador como um berço de formação do nosso povo. “Um quarteirão que é abençoado por Deus e protegido por quatro igrejas. Turistas de todos os lugares no mundo têm no Terreiro de Jesus uma mistura de povos e uma rica cultura. Vemos aqui a capacidade de realização e captação para tantos projetos. ACM Neto irá transformar este espaço. Vamos precisar de empresários, barraqueiros, ambulantes, capoeiristas e moradores para fazer deste espaco melhor para todos”, garante Tinoco.

Outras ações – Orçada em R$ 1,4 milhão, e com um prazo de quatro meses para a conclusão, a intervenção no Terreiro de Jesus faz parte de um conjunto de ações e obras, projetadas, em andamento ou já concluídas, para requalificar todo o Centro Antigo, e que contam com um investimento de R$ 200 milhões, dentro do programa Salvador 360. Fazem parte desse conjunto de iniciativas da Prefeitura a requalificação da Avenida Sete de Setembro e das praças Castro Alves e Cairu, que em breve terão ordem de serviço assinadas. No Comércio, a revitalização da Rua Miguel Calmon já esta em fase inicial e as obras na Praça da Inglaterra seguem aceleradas.

Além de obras, a Prefeitura vem investindo também em equipamentos e atrações culturais para fomentar que mais pessoas circulem pelo no Centro Antigo o ano inteiro, a exemplo da Casa do Carnaval e do projeto Pelourinho Dia e Noite. Além disso, a gestão municipal tem atuado para estimular a ocupação e a geração de empregos na região, a exemplo da implantação do Hub Salvador e do projeto de levar órgãos públicos municipais para a região do Comércio, que já começa a se concretizar este ano.

História – O projeto da reforma foi concebido pela Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), com base em trabalho do paisagista Roberto Burle Marx, de 1952, e consiste na manutenção do traçado da estrutura, com a devida atualização aos modernos elementos de acessibilidade.

A praça mede 80 metros de cumprimento por 33 de largura e passará por atualizações para tornar o local harmônico com o entorno, que é composto por casario e igrejas coloniais, todos tombados pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

Para a presidente da FMLF, Tania Scofield, ésta é a praça mais mais importante de Salvador, sem bairrismo, por conta do seu legado histórico. Unica praca do Brasil que tem quatro igrejas ao redor.  Pensamos num evento simples para não intervir nesse conjunto arquitectónico. Fizemos uma grande pesquisa, principalmente, no trabalho de Burle Marx na arborização e canteiros com jardim. A fonte é do século XIX de autoria de um artista francês, será  canteiros com jardim. A fonte é do século XIX de autoria de um artista francês que será totalmente recuperada assim como a pavimentação em volta”, explica Tânia.

O Terreiro de Jesus é a única praça do Brasil que conta com um projeto arquitetônico composto por quatro igrejas seculares, além da primeira Faculdade de Medicina do país. A fonte do Terreiro de Jesus foi interligada ao primeiro sistema de abastecimento de água do Brasil, o Sistema do Queimado. Ela traz a escultura de quatro mulheres que representam os rios baianos São Francisco, Paraguaçu, Jequitinhonha e Pardo.

Mathias Jaimes e Rafael Santana com informações da Secom/PMS

Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Téo Senna celebra entrega de nova praça no bairro Santo Agostinho

O vereador Téo Senna (PSDB) participou, na noite de terça-feira (15), da entrega da nova …