Codecon notifica oito estabelecimentos durante Operação Dendê

Foto: Divulgação/Secom/PMS

A apenas sete dias da realização do tradicional caruru de São Cosme e Damião, celebrado em 27 de setembro, a Diretoria de Ações de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon), órgão vinculado à Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop), visitou os boxes das feiras de São Joaquim, da Sete Portas e do Mercado do Rio Vermelho para conferir e garantir a validade, qualidade e os preços dos ingredientes típicos da ocasião, dentro da Operação Dendê 2018.

Durante as vistorias, que continuarão na semana do festejo, oito estabelecimentos foram notificados por descumprirem o Código de Defesa do Consumidor (CDC). A principal irregularidade é a falta de preço nos produtos. Também são verificados itens como acondicionamento, higienização, questões sanitárias e a forma como está sendo vendido o artigo do caruru.

O chefe de fiscalização Gustavo Mercês explica que a variação do preço tem relação com as características do produto, como o camarão, que pode ser mais barato a depender do tamanho e da defumação, assim como o amendoim, que pode ser encontrado cru ou torrado. “O fundamental é pesquisar e estar atento para não ser enganado na hora da negociação. O consumidor tem que exigir o direito à informação”, afirma Gustavo.

Os dados dessa operação estão sendo comparados com os registrados no mês de março e dois itens apresentaram um aumento considerável. O quiabo teve um aumento de 30%, e o azeite de dendê, 10%. Como acontece a cada ano, há um aumento dos preços na semana do caruru. É importante que o consumidor possa se antecipar para que não precise pagar um valor mais elevado. “Trata-se de uma ação educativa que visa oferecer aos consumidores uma tomada de preços para que eles possam comprar mais barato”, explica o secretário da Semop, Marcus Passos.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …