Bancada baiana está unida para não perder sua indústria automotiva, anuncia Aleluia

Em audiência na Comissão Mista do Congresso Nacional que avalia a MP 843/2018, nesta quarta-feira (17/10), deputados e senadores baianos se uniram e impediram a inclusão de uma emenda que traria desvantagem à indústria automotiva baiana em comparação a outros estados do Nordeste.

A MP institui o Programa Rota 2030, que possui itens essenciais para a manutenção do parque automotivo da região, com a renovação de incentivos fiscais condicionados à atração de novos investimentos no setor. A bancada baiana, que conta com mais de 10 parlamentares na comissão, se opôs à emenda apresentada pelo senador Armando Monteiro (PTB-PE), que traz benefícios endereçados à montadora instalada em seu estado. “Não queremos dificultar os interesses de Pernambuco, mas não podemos deixar que uma emenda prejudique a cadeia automotiva da Bahia e todo um parque industrial que emprega mais de 20 mil pessoas em nosso estado”, afirmou o deputado federal José Carlos Aleluia (DEM), um dos responsáveis pela mobilização baiana na sessão.

Além de Aleluia, estiveram presentes a senadora Lídice da Mata (PSB) e os deputados Afonso Florence (PT), Benito Gama (PTB), Daniel Almeida (PcdoB), Márcio Marinho (PRB) e Félix Mendonça Júnior.

A articulação que barrou a estratégia da bancada pernambucana deve abrir um canal de negociação para que que seja construída uma proposta mais equilibrada, atendendo aos interesses dos parques automotivos da Bahia, Pernambuco e Ceará. “Melhor os três Estados brigando juntos pela prorrogação do que cada um isolado, com menos força para debater com o governo federal e os demais estados da federação”, ponderou Aleluia.

ROTA 2030 / O novo programa de incentivo do setor automotivo foi elaborado pelo Governo Federal para substituir o Inovar-Auto e deve prorrogar, com algumas alterações, incentivos fiscais condicionados à atração de novos investimentos. O modelo atual é o responsável por manter a Ford na Bahia, a Fiat em Pernambuco e a Troller no Ceará.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …