Traficante mais temido do mundo, El Chapo, começa a ser julgado nos EUA

Divulgação Mário Guzman / Agência Lusa/ Agência Brasil

O temido chefe do tráfico mexicano Joaquín “El Chapo” Guzmán, acusado de liderar o maior cartel de drogas do planeta e de enviar cerca de 155 toneladas de cocaína aos Estados Unidos durante 25 anos, começou a ser julgado nesta segunda-feira (5), em Nova York, sob medidas de segurança máxima. Dois jurados pré-selecionados manifestaram seu temor com represálias e foram descartados, no primeiro dia do maior processo por narcotráfico da história dos Estados Unidos. O júri em processo de seleção – 12 titulares e seis suplentes – deverá decidir se El Chapo, considerado o maior traficante do mundo depois da morte do colombiano Pablo Escobar, é culpado ou não de 11 crimes de tráfico e distribuição de drogas, posse de armas e lavagem de dinheiro. No processo, que vai durar mais de quatro meses, o juiz Brian Cogan e advogados das duas partes entrevistaram nesta segunda-feira 45 potenciais jurados de uma centena, e descartaram 17, entre eles duas mulheres que disseram temer por sua vida.

Uma mulher disse que se sentia insegura e nervosa. “O que me assusta é que sua família pode vir atrás dos jurados e seus familiares”, expressou. E disse saber que dois dos filhos de El Chapo “estão dirigindo seu negócio e estão sendo procurados”. O juiz tentou tranquilizá-la, mas acabou sendo eliminada do júri. Para evitar riscos, os nomes dos jurados foram mantidos anônimos, e serão escoltados por oficiais armados até a corte. (AFP Press)

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …