Estudantes da Faculdade de Direito da UFBA divulgam nota de apoio a Gamil Föppel

Estudantes de Direito e membros do Centro Acadêmico Ruy Barbosa (CARB) – da Faculdade de Direito da Universidade Federal da Bahia – divulgaram no início da tarde uma nota em apoio ao candidato Gamil Föppel à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia. Segundo eles, a nota foi divulgada para esclarecer que a decisão da atual presidente Maria Hortência Pinheiro, que declarou voto à candidatura de Fabrício de Castro, é unilateral, já que ela não poderia se manifestar como representante da instituição em uma decisão que precisa ser deliberada por uma assembleia estudantil.

O posicionamento pessoal da atual presidente do CARB foi divulgado hoje pela manhã por meio de matéria paga pela atual gestão da OAB no site Bahia Notícias e deixou revoltados os estudantes da UFBA, sobretudo porque, segundo eles, o candidato Fabrício Castro, da chapa Avança OAB e apoiado pela atual presidente, desdenhou da Faculdade de Direito da Universidade Federal e chegou a dizer que a instituição não tem importância no processo eleitoral (pois falaria para poucas pessoas), tendo por isso se recusado a participar do tradicional debate entre candidatos à presidência da OAB que ocorre na Faculdade de Direito em todas as eleições.Segundo George Fraga, “é errado veicular esse apoio como apoio institucional do CARB”.

O estudante Diego Aragão considera que o centro acadêmico deve lançar uma nota informando que não apoia nenhum dos candidatos. A presidente se defende dizendo que sua posição é respaldada, pois ela foi eleita presidente do Centro Acadêmico e tem legitimidade para tomar esse tipo de decisão em nome dos alunos da Faculdade. “Não cometemos nenhum abuso”, disse ela. A vice-presidente do CARB, Larissa, apoia o outro candidato, Gamil Föppel, da chapa Renova OAB 30.

Ainda segundo a nota dos estudantes, as propostas difundidas pelo professor Gamil Föppel, cuja campanha surge espontaneamente pelos anseios dos advogados em oxigenar o modelo de gestão da Ordem e assegurar a defesa de prerrogativas da classe, alcança amplo apoio na Faculdade, conforme atesta momento de diálogo do mesmo com as entidades estudantis ocorrido no dia 12/11, ao qual o candidato Fabrício Castro negou-se a comparecer, após diversas tentativas de agendamento.

Os alunos que aqui subscrevem não apenas apoiam, como também ressaltam sua grande estima ao professor Gamil, acadêmico dedicado e competente, plenamente apto a assumir o cargo de presidente da OAB-BA. Seu conhecimento e sua militância em prol da advocacia são célebres nesta instituição, bem como no Brasil, trazendo grande prestígio à classe. Seja pelo histórico de dedicação à docência, seja por ter assumido a missão de esmerar os resultados da OAB, a verdade é que o professor Gamil merece o reconhecimento e o respeito dos seus colegas e alunos, encontrando na Faculdade de Direito da UFBA suporte para renovar a OAB-BA.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …