Hospital das Clínicas da USP quer ampliar parcerias com startups

O Instituto Central, a maior unidade em número de especialidades médicas e cirúrgicas do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), inaugurou um Centro de Inovação Tecnológica (Citic) com o objetivo de prospectar soluções inovadoras na área de saúde a serem desenvolvidas por startups, as chamadas health techs. “Como instituição pública, estamos autorizados pela legislação a transferir e licenciar tecnologia, fazer acordos de parceria, compartilhar laboratórios, entre outros”, afirmou Giovanni Cerri, presidente do Conselho de Inovação do HC.

A “lista” de tecnologias de interesse é grande e envolve tecnologias digitais, da automação à genômica, passando por inteligência artificial, aprendizado de máquina, telemedicina, biotecnologia, entre outras.

O Citic é um braço do Inova HC, escritório de transferência de tecnologia ao setor produtivo, que oferece suporte a atividades relacionadas à gestão de propriedade intelectual e ao empreendedorismo de base tecnológica, ao qual também estão vinculados os centros de inovação dos institutos do Coração (InovaIncor) e de Radiologia (InRad). “Já temos pesquisas clínicas em caráter translacional nas áreas de marcadores de doenças, monitoramento de respostas terapêuticas, acurácia diagnóstica, entre outros projetos suportados por laboratórios, bancos de dados e uma forte infraestrutura de pesquisa”, elenca Cerri.

O Citic passará agora a articular iniciativas inovadoras implementadas em parceria no âmbito do Instituto Central. Maria José Carmona, presidente do Citic, cita quatro soluções já desenvolvidas por pesquisadores do Instituto – como, por exemplo, uma nova técnica de cranioplastia, de baixo custo – ou em parceria com startups. Duas das startups parceiras têm o apoio do Programa FAPESP Pesquisa Inovativa em Pequenas Empresas (PIPE): a MaChiron Desenvolvimento de Sistemas e a Timpel. (FAPESP)

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …