Salvador será destaque em documentário da ONU sobre trânsito seguro

Os avanços da capital baiana relacionados à elaboração de estratégias para garantir a segurança no trânsito estarão num documentário que a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU), está produzindo. Representantes da entidade internacional estão em Salvador gravando entrevistas e imagens. Na manhã desta terça-feira (26), diversos representantes de órgãos e entidades que compõem o Programa Vida no Trânsito (PVT) se reuniram para trocar experiências e falar com os jornalistas da Opas. Eles aproveitaram a oportunidade para discutir as estratégias para humanizar os dados de acidente no trânsito e mudar comportamentos de condutores e pedestres.

Além de representantes da Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) e da Opas, estavam presentes no encontro integrantes das Secretarias Municipal e Estadual de Saúde, da Universidade Federal da Bahia (UFBa), do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

O PVT é coordenado pelo Ministério da Saúde e foi implantado em 2013 na capital baiana. O Programa envolve a articulação com diversos setores sociais como saúde, medicina do trânsito e educação para trânsito e transportes terrestres. Entre os anos de 2018 a 2020, a coordenação estratégica do PVT na capital baiana está a cargo da Transalvador. “Os resultados de Salvador nos animam. É um lugar que não somente conseguiu superar os problemas como insistiu nas ações para promover um trânsito mais seguro. O trabalho que é feito pelo grupo do PVT aqui na cidade é um exemplo”, afirma Victor Pavarino, consultor de segurança viária da Opas/OMS.

Desde o início da atual gestão, a Transalvador tem adotado estratégias para reduzir o número de acidentes com vítimas na cidade. Entre os anos de 2012 a 2017, o órgão conseguiu reduzir em 51% o número de acidentes com vítimas fatais na capital baiana, superando, com três anos de antecedência, a meta estabelecida pela ONU para a década 2010 – 2020 de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito. Houve uma redução de 239 acidentes com mortes em 2012 para 116 em 2017. A autarquia visa zerar esses acidentes fatais. Por isso, investe em diversas ações voltadas a esse objetivo.

“Esse reconhecimento internacional nos anima a trabalhar ainda mais para contribuir por um trânsito mais seguro. Queremos deixar um legado para os soteropolitanos e expandir nossas práticas para outras cidades do mundo”, afirma Fabrizzio Müller, superintendente da Transalvador.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …