Salvador deve receber 3,7 milhões de turistas até março

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

Parece que o cinza e o clima frio que imperam nas cidades paulistas têm feito os moradores delas abandoná-las para sentir o calor e ver o colorido dos baianos. Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), São Paulo é o estado que mais importa turistas para Salvador durante o Verão, período entre dezembro e março. A Secult estima que 3.770.107 turistas venham à capital baiana nesta estação do ano. O dado é superior em aproximadamente 8%, quando comparado ao mesmo período do verão anterior (3.490.995 entre os meses de dezembro 2017 e março de 2018). Destes, 83,8% são brasileiros e 16,2% estrangeiros. Dos brasileiros, 60,1% são do interior da Bahia e 39,9% são de outros estados (com destaque para São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco, Minas Gerais e Sergipe, respectivamente). Dos turistas estrangeiros, a maioria vem da Argentina, França, Itália, Portugal e Alemanha.

Para Antonio Mazzafera, CEO e co-fundador do Fera Palace Hotel, primeiro hotel de luxo da Bahia, localizado na Rua Chile, a Prefeitura tem contribuído bastante para o aumento da presença de turistas em Salvador. “O trabalho da Prefeitura está fantástico. A cidade está de cara nova, limpa, bem arrumada, linda, Orla bem restaurada, obras que vão mudar o cenário do turismo na cidade”, afirma.

Fotos: Jefferson Peixoto/Secom

O empresário fundou o Fera Investimentos em 2012 com o objetivo de construir negócios lucrativos e duradouros que, afirma, beneficiem a comunidade a partir do resgate e desenvolvimento dos locais onde atua. O primeiro negócio da empresa foi comprar o tradicional e histórico Palace Hotel, fundado em 1934. Em 2017, ele foi inaugurado totalmente restaurado. Ele diz que a ocupação do Fera Palace Hotel, importante equipamento também dentro do processo de revitalização do Centro Histórico, tem sido de 70%. Como se trata de um empreendimento de luxo, ele explica que é natural que a ocupação seja inferior à maioria de hotéis da cidade, que chega a ter a média de 90% de ocupação em períodos da alta estação (no Réveillon alcançou 95%). “Estamos confiantes, mas precisamos reforçar sempre mais o calendário de eventos de Salvador durante todo o ano, porque é preciso ter uma ocupação interessante o ano inteiro”, diz.

Já durante o Carnaval, realizado este ano de 28 de fevereiro a 6 de março, a expectativa de Mazzafera é que o Fera Palace Hotel alcance 100% de ocupação. “É nesta época que os hotéis conseguem fazer reserva para aguentar todo o resto do ano”, afirma.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Filha de Luis Roberto Barroso, Luna Von Brussel Barroso tem visto cancelado e tem que deixar EUA para não ser presa e deportada coercitivamente

A filha do presidente do STF, Luís Roberto Barroso, teve o visto cancelado pelos Estados …