Destaque para os 470 anos da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia; sessão especial requerida por Téo Senna teve momentos de emoção

Representantes da Igreja Católica e sua comunidade reuniram-se nesta quarta-feira (20), no Plenário Cosme de Farias da Câmara Municipal de Salvador, para celebrar os 470 anos da Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia. A sessão especial foi requerida pelo vereador Téo Senna (PHS). História, música e relatos de fé marcaram a noite.

O canto harmonioso do coral da Basílica da Conceição da Praia entoou o Hino Nacional dando início à solenidade. Após os convidados formarem a mesa, o anfitrião demonstrou a alegria de poder realizar um evento de tamanha importância cultural e religiosa: “A Basílica é uma inspiração para os fiéis de todas as idades, além de um símbolo de devoção à nossa santa padroeira. Um orgulho localizado no coração de Salvador”.

Téo Senna, que é integrante da Irmandade Devoção do Senhor do Bonfim, revelou que a afinidade com a igreja vai além, pois no dia 8 de dezembro, durante a tradicional procissão de Nossa Senhora da Conceição, algo o marcou: “Essa é uma data muito importante na minha vida, pois foi neste dia que comecei a namorar a minha esposa. Este ano (2019), vamos completar 36 anos casados!”.

E os momentos emocionantes não pararam por aí. O documentário Festa de Nossa Senhora da Conceição da Praia trouxe ao plenário o leque de beleza, história, arte e fé abrigados pela Basílica. Toda a atenção se voltou ao telão que apresentou a narrativa do único templo religioso móvel da América Latina, construído no ano de 1549, tendo a sua matriz elevada em 1623, em seu estilo barroco.

Padroeira – Para Dom Estevam dos Santos Silva Filho, bispo auxiliar da Arquidiocese de Salvador, a igreja teve sua importância reconhecida quando instituída Basílica, pelo Papa Paulo VI. Em 1946, foi elevada a Sacrossanta Basílica, quando o Papa Paulo VI declarou Nossa Senhora da Conceição da Praia, padroeira única e secular do Estado da Bahia.

De acordo com ele, outro privilégio é a sua localização: “De frente para a Baía de Todos os Santos está a igreja dedicada àquela que é rainha de todos os santos e de todos os anjos, que é Nossa Senhora”.

“470 anos, que não são 470 dias!”, destacou o padre Adilton Pinto Lopes, reitor e pároco da Basílica homenageada, para falar sobre a grandiosidade do resgate histórico: “Agradeço muito ao vereador Téo Senna por essa relembrança. Certamente, Nossa Senhora fica feliz e recebe uma benção pela capacidade de recordar esses fatos e fazer todos nós participarmos desse evento que marca a história da nossa Basílica”.

Também fizeram o uso da palavra a juíza da Irmandade do Santíssimo Sacramento e Nossa Senhora da Conceição da Praia, Marília Gabriela Silva Dias, e a pesquisadora e restauradora de documentos e livros antigos e autora do livro – Uma História Escrita à Mão: Manuscritos da Construção da Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia, Vanilda Salignac de Sousa Mazzoni.

Além dos já citados, também integraram a mesa solene o delegado episcopal para as Irmandades, Ordens terceiras e Devoções, padre Jonathan de Jesus da Silva, e o comandante da 16ª CIPM (Comércio), Major Cesar Augusto Santiago Piedade. Em um clima de festa e ao som do hino da padroeira da Bahia, a comemoração foi encerrada.

Galeria de Fotos

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …