Marcos Mendes contesta emendas aos projetos Reurb e Condomínio de Lotes; vereador reuniu-se com ambientalistas

O vereador Marcos Mendes (PSOL) entende que as emendas apresentadas em plenário aos projetos aprovados do Condomínio de Lotes (PL nº 299/19) e do Programa de Regularização Fundiária Urbana – Reurb (PLC nº 02/19), ambos do Executivo, são “inconstitucionais”. Na tentativa de reverter a decisão, o parlamentar afirmou na manhã desta sexta-feira (13), em reunião com ambientalistas, no Plenário Cosme de Farias, que vai contestar as proposições.
No entendimento de Marcos Mendes, não teria problema a aprovação desses dois projetos do Executivo, do Reurb e do Condomínio de Lotes.

“Só que o vereador Alexandre Aleluia (DEM) acabou colocando várias emendas nos dois projetos, não estando em consonância com o projeto original, ferindo o Artigo nº 195 e o Parágrafo 5º do Regimento Interno. Ferem também o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) aprovado em 2016, sendo inconstitucionais”, argumentou.

Indícios – Ainda conforme o vereador, as poligonais do Vale Encantado e do Parque Tecnológico serão reduzidas, como também as Zonas Especiais de Interesse Social (ZEIS) da Ilha dos Frades e de Paramana. Vai afetar também a Bacia do Rio do Cobre, como o Projeto Mané Dendê.

“São vários indícios que ferem o PDDU e o Regimento Interno da Casa. Vamos mostrar a problemática e recomendar ao prefeito para vetar as emendas. Se não for aceito, faremos uma representação no Ministério Público do Estado da Bahia e até entrar com uma medida de segurança”, afirmou Marcos Mendes.

Participaram da reunião Juliana Ferreira, do Grupo Ambientalista da Bahia (Gambá); Margareth Maia, do Instituto Mãos da Terra (Imaterra) e SOS Vale Encantado; Márcio Sena, da Associação Guerreiros do Mané Dendê (AGMD); Marcele do Valle, do Instituto Búzios; Iuri Falcão, representante do deputado estadual Hilton Coelho (PSOL); Débora Porciúncula, da APA Bacia do Cobre/Parque São Bartolomeu; dentre outros.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …