Sempre capacita ambulantes para combater trabalho infantil no Festival da Virada Salvador

Para sensibilizar e alertar sobre a importância do combate à exploração da mão de obra infantil, a Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), através da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), iniciou nesta quinta-feira (26), na Arena Daniela Mercury, Boca do Rio, a capacitação de ambulantes que irão trabalhar no Festival da Virada de Salvador 2020. Realizado em parceria com a cervejaria Ambev, a expectativa é que 600 trabalhadores informais sejam capacitados durante ação educativa, que acontece até sexta-feira (27), das 09h às 17h.

Exposição e riscos do trabalho infantil e outras violações de direitos, prática ilegal, observada com mais frequência em festividades de rua de Salvador, fazem parte das ações de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). “A operação da Sempre visa evitar todo e qualquer tipo de direitos, em especial o trabalho infantil e violência sexual contra crianças e adolescentes. Iremos trabalhar em sistema de plantão de três da tarde até três da manhã, cobrindo não só a arena, como todo entorno, com uma equipe que envolve 104 pessoas”, explicou a secretária de Promoção Social e Combate à Pobreza, Ana Paula Matos.

Integrando a Operação Especial Réveillon 2019/2020 da Prefeitura Municipal de Salvador, a Equipe de Técnicos e Educadores Sociais da Sempre, realizará durante todos os dias do evento, a busca ativa e monitoramento de situações de violações de direitos infantojuvenil e neste ano, também da população adulta. De acordo com a diretora da DPSE da Sempre, Juliana Portela, a Sempre, “além de promover trabalho de conscientização, através das equipes do serviço especializado de abordagem, realiza, ainda, quando necessário, ação imediata para garantia dos diretos dessa população”, disse.

Durante o festival, caso a equipe da Sempre identifique no território, alguma situação de trabalho infantil e outras violações de direitos, fará encaminhamento para a unidade de acolhimento provisório, voltada para filhos dos ambulantes. A unidade é promovida pela Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e será na Escola Municipal Luiza Mahin, na Avenida Simon Bolívar.

Ainda segundo Ana Paula Matos, A expectativa é que a prefeitura consiga “evitar todas violações de direitos e fazer com que esse festival, seja um festival da alegria, da paz, festival da inclusão e da acessibilidade”, ressaltou.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …