Cuidados com a pele ao usar álcool em gel; especialista dá orientações para o uso correto do produto

Marcelo Casall / Agência Brasil

A pandemia do novo coronavírus, que vem assolando todo o mundo, despertou a atenção para a importância da higienização, sobretudo das mãos, como forma de conter o avanço do Covid-19. Itens como o álcool em gel 70% são de grande eficácia contra o vírus, mas é necessário estar atento ao impacto que o álcool pode causar na pele, quando utilizado com frequência. O uso excessivo do álcool pode remover a camada de gordura que protege e mantém a hidratação da pele, provocando o ressecamento dela. Por isso a recomendação da presidente da Sociedade Baiana de Dermatologia (SBD-BA), Dra. Taís Valverde, é que o álcool em gel deve ser usado apenas quando não existir disponibilidade do uso de água e sabão. “Mesmo com toda sua eficácia comprovada contra o coronavírus, o uso em excesso do álcool resseca a pele. Devido a isso, a recomendação é que seja usado o 70% medicinal e nunca o de limpeza doméstica, apenas quando não for possível lavar mãos e braços com água e sabão”, defendeu.

Já entre as pessoas que fazem uso de produtos para a pele, podem surgir dúvidas sobre qual ordem de aplicação deve ser seguida, em meio aos cuidados com o coronavírus. “O recomendável é que primeiro se faça o uso do álcool em gel 70% medicinal, seguido do hidratante corporal e protetor solar”, indicou. Diante desse cenário de combate ao coronavírus, também tem sido comum o uso de produtos como a água sanitária, aliada ao álcool 70%, para limpeza de ambientes. No entanto, a água sanitária é um produto que também pode ser prejudicial à pele, devido à capacidade de causar reações adversas. “A recomendação é que, se houver contato com a pele, o local deve ser lavado em água corrente por cerca de 10 minutos. E no caso de peles sensíveis, é indicado até o uso de luvas para manusear o produto, como forma de evitar problemas”, destacou. Já em casos em que a pele apresente vermelhidão, alergia, ressecamento ou qualquer reação adversa, um dermatologista deve ser procurado.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Alexandre de Moraes manda Polícia Federal na casa de Jair Bolsonaro, proíbe falar com próprio filho e acessar redes sócias, e mete tornozeleira eletrônica

O ex-presidente Jair Bolsonaro começou a usar tornozeleira eletrônica nesta sexta-feira (18), após ordem do …