Em homenagem ao cantor e compositor baiano, Moraes Moreira, que faleceu no último dia 13, a vereadora e Ouvidora da Câmara Municipal de Salvador (CMS), Aladilce Souza (PcdoB) apresentou à Casa Legislativa um Projeto de Lei para criar o Circuito Moraes Moreira no Carnaval de Salvador, com início na Rua Chile, seguindo pela Praça Castro Alves e até o final da Rua Carlos Gomes.
“Pela grande importância desse músico que nos deixa um lindo legada e pela projeção que sua trajetória deu à Bahia e ao Brasil, decidi fazer uma homenagem, mais do que merecida a esse inesquecível artista”, justifica Aladilce.
A proposição se inspira no Projeto de Indicação de autoria da deputada estadual, Olívia Santana, também do PCdoB. “Moraes Moreira nasceu em Ituaçu, em 8 de julho de 1947, e, desde muito cedo, revelou-se destinado a ser um dos maiores cantores e compositores do país, começando pela sanfona aos 12 anos. Chegou a Salvador aos 19 anos já para estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia, onde conheceu os companheiros de um dos principais projetos de sua carreira, o Novos Baianos”, destacou a vereadora.
Aladilce ressaltou ainda a grande projeção que o artista passou a ter após a criação dos Novos Baianos. “A partir daí, a vida de Moraes foi marcada pelo sucesso e pela dedicação ao seu ofício. A consagração do grupo Novos Baianos deu-se em 1972, com o lançamento do álbum “Acabou Chorare”, trabalho que conjugava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião”.
Além da importância no grupo formado por Pepeu Gomes, Baby do Brasil, Paulinho Boca de Cantor, Luiz Galvão e Dadi Carvalho, a parlamentar faz questão de reafirmar a importância do artista no Carnaval de Salvador. “Presença marcante no Carnaval, as performances do músico à frente de trios elétricos fazem parte da história desta cidade, principalmente da Praça Castro Alves, seu palco predileto”, afirmou. “Por tudo isso, diante da importância histórica e cultural de Moraes Moreira, proponho esta homenagem”.