Artigo. O futuro do EMPREGO no avanço do Coronavírus

“Um dos grandes temores, durante e pós a crise do COVID-19, é o aumento do número de desempregados em todo o país. Ainda que o Governo Federal tenha lançado várias modalidades de auxílio às pequenas e médias empresas com o objetivo de manter os empregos, estima-se que o número de desempregados no Brasil aumente em cinco milhões até junho (segundo a Fundação Getúlio Vargas).

Numa crise sem precedentes na História e que aconteceu abruptamente, não houve tempo para as empresas se prepararem para uma redução parcial ou TOTAL no seu volume de negócios e faturamento. Pelo contrário, muitos empresários apostando que 2020 seria um ano espetacular para os negócios, fizeram investimentos em máquinas e equipamentos para sua expansão.

Trazendo essa realidade para Salvador, onde 25% da população economicamente ativa já estava desempregada antes da crise, o desespero será grande. Engrossando o caldo dos desempregados estarão ex-funcionários de hotéis, salões de beleza, bares e restaurantes, clínicas odontológicas, academias, lojas de roupas, trabalhadores da construção civil… Serviços que tiveram seu funcionamento totalmente suspenso durante esta crise que se arrasta há quase 40 dias.

A diminuição dos estragos causados pela pandemia no número de desempregados deve ser a principal preocupação dos governos nos três níveis: Federal, Estadual e Municipal. Será necessário montar uma força-tarefa para alocar recursos através das Concessões e Privatizações para diminuir a dívida pública e evitar o aumento de impostos. Continuar protegendo as camadas mais vulneráveis da população durante o período de recuperação e acelerar a aprovação das Reformas : Tributária, Administrativa e a do Pacto Federativo. Isso melhoraria o regime fiscal do País e consequentemente estimularia o Empreendedorismo e os Investimentos da Iniciativa Privada. Causando uma retomada do crescimento e aumento das contratações (Vastiane Evelise, dentista e micro-empresária).

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …