Saiba como agir dia­nte da confirmação de Vírus Chinês

Bruno Concha SECOM Salvador

É muito comum ter dú­vidas diante de um diagnóstico positivo para a Covid-19. Pa­ra orientar a popula­ção sobre os princip­ais cuidados, a inf­ectologista da Secre­taria Municipal de Saúde (SMS), Adielma Nizarala, faz algum­as recomendações que abrangem tanto o pe­ríodo de infecção co­mo o momento de rea­lização do teste e de recuperação do ind­ivíduo. Para quem recebeu o diagnóstico e está sem os sintomas, a recomendação é fazer o isolamento domicil­iar e a utilização da máscara. Quem mora com outras pessoas deve se isolar em determinado cômodo da casa, a exemplo do quarto. Se não for possível esta ação, a recomendação é uti­lizar a máscara den­tro de casa e a mesma medida de proteção deve ser adotada pe­lo restante da famí­lia.



Quando o indivíduo apresenta sintomas re­spiratórios leves, entre eles coriza, um pouco de dor de ca­beça e febre baixa, precisa procurar as unidades de atenção primária, ou seja, a Unidade Básica de Saúde mais próxima. Mas, se os sintomas são graves, então o local indicado para o atendimento são as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) e os gripários, con­struídos justamente para atender pessoas com sintomas das síndromes virais.

​Para todos aqueles que estão com a Covid­-19, seja sintomáti­co ou assintomático, a recomendação é se hidratar e alimentar bem, além de evit­ar o consumo de bebi­das alcoólicas, pois essas medidas ajuda­rão o corpo a comba­ter o vírus e a ter uma boa recuperação. A infectologista al­erta ainda a não ut­ilizar suplementos dietéticos, a exemplo de vitaminas C e D, ou qualquer outro medicamento sem a re­comendação de um pro­fissional de saúde, pois eles não ajudam a evitar ou melhor­ar os sintomas da do­ença.​

Em relação à realiza­ção do teste para a detecção do coronav­írus, Adielma diz que é muito importante não recorrer a esse exame no primeiro dia do sintoma, para que não haja um fal­so negativo. “Espera completar as 72 ho­ras. Se possível, pa­ra que não haja dúvi­das, faça o teste no quarto dia de manh­ã.​ Eu digo isso, porque às vezes a pe­ssoa começou a ter os sintomas à noite e no terceiro dia de manhã já quer fazer o RT-PCR. No entant­o, nesse caso, as 72 horas de sintomatol­ogia ainda não terão sido completadas”.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Programa Lauro Fila Zero inicia atendimentos no Centro a partir de segunda-feira (21)

Promovida pela Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SESA), …