Unidades do Cras mantêm funcionamento contínuo durante a pandemia em Salvador

Max Haack SECOM

Para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, os Centros de Referência em Assistência Social (Cras), vinculados à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), atuam através do encaminhamento e da oferta de serviços públicos e da articulação comunitária. O objetivo é, conjuntamente com as famílias atendidas, formular um plano de ação para auxiliar e recuperar indivíduos em situação de vulnerabilidade para uma vida digna em sociedade. Por conta disso, desde o início da pandemia de coronavírus, o serviço funciona em horários especiais, atendendo de forma presencial nas 28 unidades físicas ou, ainda, nas ações itinerantes, em toda a capital baiana. Durante esse período de pandemia, o funcionamento das unidades sofreu uma reorganização de horários, passando a atuar de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h.



Em 2020, com o advento da Covid-19, o serviço realizou um número grande de atendimentos, principalmente por conta da crise econômica e agravamento das demais questões sociais. No total, foram quase 130 mil atendimentos em um ano de pandemia.

Nestes dois meses e meio de 2021, foram 34.623 atendimentos, entre presenciais, teleatendimentos e orientações das principais demandas, incluindo benefícios eventuais como os auxílios moradia, natalidade e cesta básica, que são regulados por lei municipal. As famílias precisam ser referenciadas e assistidas pelos Cras, através do apoio de uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo e educadores sociais.

Trabalho itinerante — Esses profissionais atendem a população e encaminham as demandas. As equipes também realizam visitas domiciliares que, neste momento, têm por prioridade aquelas consideradas emergenciais, em cumprimento aos decretos sanitários e buscando garantir a segurança tanto das equipes como dos cidadãos. Foram realizadas neste período orientações para o Cadastro Único do Bolsa Família, Salvador Por Todos, acesso aos demais equipamentos e serviços municipais.

“Além dos atendimentos diretamente nas 28 unidades, há ainda o trabalho itinerante, atuando continuamente nas regiões que passam por medidas restritivas e de prevenção à vida. Somente em 2020, foram realizadas mais de 50 ações itinerantes, atendendo 7.112 pessoas, realizando encaminhamentos para os serviços essenciais da Prefeitura. Em 2021, já ocorreram 1.100 atendimentos a famílias em situação de vulnerabilidade social, identificando as demandas e encaminhando para o serviço devido, com cerca de 200 apoiadores em campo“, relata a diretora de Proteção Social Básica da Sempre, Emanuele Rodovalho.



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …