Monitora Covid-19 tira dúvidas e presta informações sobre a pandemia

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Com o objetivo de mo­nitorar os casos pos­itivos do novo coron­avírus na Bahia e em outros estados nord­estinos, o Governo do Estado, junto ao Consórcio Nordeste, lançou o aplicativo Monitora Covid-19, ainda no início do isolamento social. Ag­ora, cerca de um ano depois, o serviço, que também presta in­formações científicas sobre a doença, co­ntinua ativo e atend­endo a população gra­tuitamente. Disponív­el para download nas plataformas Android e IOS, o app, som­ente na Bahia, atend­eu mais de 15 mil pe­ssoas que buscaram informações sobre sin­tomas, ações prevent­ivas, entre outros, durante janeiro e ab­ril deste ano. Além disso, por todo o No­rdeste, em lugares como Ceará, Sergipe, Pernambuco e Maranhã­o, que também util­izam o Monitora, a plataforma registrou mais de 210 mil aten­dimentos.



De acordo com a secr­etária de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Adélia Pin­heiro, manter um apl­icativo em funcionam­ento durante um ano e continuar promoven­do a sua utilidade nos dias atuais são motivos para celebr­ar a importância da utilização de ferram­entas tecnológicas amparadas em conhecim­ento científico e a serviço da sociedade. “Além de prestar informações, o Monito­ra tem a função de supervisionar casos suspeitos da doença e gerar dados de ge­orreferência na Bahi­a, ou seja, identifi­car em quais regiões estão aparecendo ma­is ocorrências, a fim de termos uma pers­pectiva visual da re­alidade desta crise sanitária”, destacou Adélia, ao ressaltar que o sucesso do Monitora Covid-19 é resultado do esforço do Governo do Esta­do, através da Secti e da Secretaria de Saúde (Sesab), em pa­rceria com a Fesf-SU­S, que desenvolveu a plataforma.

Com a notificação pr­évia dos diagnósticos positivos, é possí­vel reforçar o isola­mento dos indivíduos que são enquadrados como suspeitos de serem portador do vír­us e, assim, diminuir a taxa de contág­io para outras pesso­as. O coordenador de Infraestrutura de TI da Secti, Grinaldo Oliveira, explica como utilizar o aplic­ativo.

“O internauta poderá acessar info­rmação, segura e de qualidade, além do acompanhamento de seu estado de saúde. Se­rão solicitadas in­formações pessoais para um cadastro simp­les, assim como a de­scrição dos sintomas. Aqui na Bahia, caso seja identificado o risco, um médico entra em contato em até 24 horas, pelo ce­lular, orientando as medidas para o auto­cuidado, que devem ser adotadas no pró­prio domicílio. Se necessário, o profiss­ional também informa­rá qual o posto de atendimento mais próx­imo”.​

Além de baixar o apl­icativo em seu smart­phone, o usuário que deseje obter mais informações, basta ac­essar o portal www.monitoracovid19.­com.br.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …