Parceria entre Prefeitura e PRF levará educação para o trânsito a 11 escolas municipais em Salvador

A Secretaria Municipal da Educação (Smed) assinou, nesta quinta-feira (9), o termo de parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para o desenvolvimento do projeto Educar PRF. A iniciativa tem como objetivo conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar da responsabilidade de todos na segurança do trânsito.



A cerimônia ocorreu no auditório da sede da Superintendência da PRF-BA, em Granjas Rurais Presidente Vargas. Na ocasião, estiveram presentes o secretário municipal da Educação, Marcelo Oliveira; a chefe do setor de gestão operacional e do Grupo de Educação para o Trânsito (Getran-PRF), Janaina Sousa; a gerente de Educação para o Trânsito da Transalvador, Mirian Bastos; e as 11 gestoras das escolas selecionadas.

Através do projeto, a PRF entrega recursos pedagógicos como banners, camisas, materiais esportivos e afins. O órgão também promove o curso de capacitação voltado aos educadores, em parceria com o Instituto Federal do Sul de Minas, na modalidade de educação à distância.

Conforme o titular da Smed, o trânsito é um tema importante, transversal e complementar para as atividades pedagógicas.

“Temos muitos acidentes de trânsito e com vítimas que poderiam ser evitados e um instrumento eficaz é educar as crianças para diminuir esse índice. Eles serão os condutores do futuro, mas eles também levarão o que aprenderam para dentro de suas casas, levando conteúdo de forma sensibilizada para os pais, que percebem que a orientação chegou baseada no conhecimento que a criança adquiriu na escola” afirmou.

Oliveira destacou que a intenção é multiplicar o projeto.

“Selecionamos 11 escolas para iniciarmos. Queremos pelo menos ter 100 escolas todos os anos fazendo esse trabalho de educação para o trânsito, atingindo toda a cidade de Salvador”, pontuou.

Segundo a gestora operacional da Polícia Rodoviária Federal, Janaina Sousa, a ideia do Educar PRF é preservar e salvar vidas.

“É um projeto que alinha educação para o trânsito voltado para as escolas. De maneira transversal, o tema é inserido no dia a dia da unidade de ensino, o que resulta no sucesso do programa que é realizado no Brasil todo”, frisou.

Conforme Mirian Bastos, fechar essa parceria neste momento tem uma importância singular, já que setembro é considerado o mês da mobilidade. “É um momento importante para essa articulação da Smed, PRF e Transalvador. Colocamos à disposição todos os nossos serviços de promoção de cidadania e queremos unir forças para contribuir com a redução da mortalidade e acidentes de trânsito envolvendo crianças, jovens e adultos. Por força dos projetos já desenvolvidos nas escolas, não temos um índice de acidentes de trânsito nas áreas das unidades escolares”, ressaltou.

SMED

Participantes – A Escola Municipal Bom Jesus, localizada na Ilha de Bom Jesus dos Passos (GRE Subúrbio II), foi uma das 11 selecionadas para a iniciativa. A gestora da unidade, Maria Ferreira, esteve presente no encontro e reforçou a importância do projeto para a comunidade escolar. “É uma felicidade participar desse projeto porque traz para nós a possibilidade de conscientizar os nossos alunos e familiares sobre a importância da temática que envolve a educação no trânsito”, disse.

Além da EM Bom Jesus, as unidades de ensino da rede municipal que participarão do projeto são: Escola Municipal Eraldo Tinoco (GRE Cabula); Escola Municipal Cristo Rei (GRE Cajazeiras); Escola Municipal Nossa Senhora Dos Anjos (GRE Centro); Escola Municipal Metodista Susana Wesley (GRE Itapuã); Escola Municipal Tiradentes (GRE Liberdade/Cidade Baixa); Escola Municipal Hercília Moreira (GRE Orla); Escola Municipal Orlando Imbassahy (GRE Pirajá); Escola Municipal Francisco Mangabeira (GRE São Caetano); Escola Municipal Eufrosina Miranda (GRE Subúrbio I) e Escola Municipal de Paripe (GRE Subúrbio II/Ilhas).

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Em Feira de Santana, ACM Neto expõe traição de Jerônimo Rodrigues ao senador Ângelo Coronel: “está sendo alijado”

Durante a missa pelo aniversário de José Ronaldo, em Feira, ACM Neto cravou o que …