Um amplo espaço público de Salvador passa a oferecer mais convívio social, lazer e qualidade de vida aos moradores de Nova Brasília de Valéria, após a conclusão das obras de requalificação da Praça Maria Quitéria. O equipamento, que oferece atrativos para o público de todas as idades, foi inaugurado pelo prefeito Bruno Reis na noite desta segunda-feira (13). O investimento total foi de R$844 mil.
O prefeito lembrou que o local estava abandonado e, com a transformação, proporciona atividades de lazer e convivência, além de bem-estar aos moradores.
“Um espaço como esse oferece lazer e esporte, que é uma ferramenta de inclusão social. Os equipamentos, além de ajudarem a transformar a vida das crianças e jovens, também estimulam no bairro os movimentos culturais. O que pedimos agora é que todos ajudem a Prefeitura a tomar conta deste local, pois isso vai fazer com que a gestão gaste menos dinheiro com manutenção e, assim, sobrar recursos para construir praças em outros cantos da cidade”, declarou Bruno Reis.
Localizada na Rua Muniz Ferreira, a praça tem mais de 4 mil m² de área e conta com pavimentação em concreto e em lajota pré-moldada, pista de cooper e parque infantil em áreas de gramadas. A lista de brinquedos disponíveis vai desde a casa de Tarzan, escorregadeira, gangorras e cavalinhos até balanços, amarelinha e mesas de jogos para partidas de pingue-pongue e futmesa. Uma quadra poliesportiva também faz a alegria de quem quiser “bater o baba” ou jogar partidas de vôlei e basquete.

A Praça Maria Quitéria oferece estrutura para quem gosta de praticar atividades físicas ao ar livre através da academia de saúde e de ginástica composta por diversos tipos de aparelhos que são capazes de promover alongamento e de tonificar os músculos do corpo. Aliado a todos esses atrativos, o paisagismo da praça chama atenção. Diversas palmeiras e outras espécies vegetais embelezam o ambiente, assim como o pergolado e guarda-corpo em madeira de eucalipto instalados.
Todo o equipamento de lazer possui bancos modulares antivandalismo para o conforto dos frequentadores. Para proporcionar mais acessibilidade às pessoas com dificuldades de locomoção, foram construídas rampas de acesso em vários pontos, além de piso tátil e corrimãos. A iluminação pública do entorno, por sua vez, possui o que há de mais moderno. Foram instalados 43 pontos em LED e 12 projetores.