Estudantes baianos ganham medalha em 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética 

Sete alunos baianos do Colégio Anchieta conquistaram a medalha de outro na 1ª Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE), realizada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) em parceria com concessionárias como a Coelba.  Os estudantes do Colégio Anchieta testaram seus conhecimentos sobre eficiência energética na competição. 



O projeto reuniu estudantes do 8º e do 9º ano do Ensino Fundamental de 4 Estados do Brasil: Bahia, Ceará, Espirito Santo e Rio Grande do Sul para difundir a importância de ações de eficiência energética e contribuir com a discussão sobre economia de eletricidade nas ações do cotidiano.  A cerimônia de premiação aconteceu na última sexta-feira (dia 23) e contou que com a apresentação de Carlinhos Brown e foi transmitida pelo Youtube no canal oficial da ONEE. Além das sete medalhas de ouro na competição, o Colégio Anchieta foi destaque ainda com duas menções honrosas.  

Reprodução Youtube MEC

Estudos  – O professor de ciências e biologia,  Alício Gustavo, explica como foi a preparação para a ONEE. “Os professores fizeram um curso para ajudar os alunos nesse processo antes da inscrição do próprio aluno. Depois, os estudantes inscritos tinham acesso à plataforma com aulas e atividades a respeito do assunto. O que facilitou é que os temas abordados foram trabalhados no ano passado, então os estudantes do 9º ano já sabiam do que se tratava”, conta.

Para ele, o melhor desse tipo de Olimpíada de Conhecimento é que o conteúdo é diretamente aplicado na vida real do estudante. ”Tudo que foi trabalhado você consegue aplicar no dia a dia. O mundo passa por uma crise energética séria, então o consumo consciente de energia é muito importante. A ONEE tem um caráter formativo para a escola, mas também um caráter humano de pensar na sustentabilidade de forma geral”, completa o professor.

A aluna Maria Eduarda Asfora, do 9º ano do Ensino Fundamental teve nota máxima e ganhou um notebook.

Confira a lista completa dos vencedores desta edição: 

Medalhas de Ouro 

Arthur Novais, 9° ano

Rafael Silveira, 8° ano

Tiago Lemos, 9° ano

Maria Luiza Marins, 9° ano

Júlia Matos, 8° ano

Maria Eduarda Asfora, 9° ano

Maria Clara Neves, 8° ano

Menção Honrosa 

Álvaro Henrique Leão, 8° ano

Angélica Almeida, 8° ano

 

 

 



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …