A remada na canoa havaiana está em alta nas águas calmas e mornas de Salvador e a prática ainda promete conquistar muita gente neste Verão. No entanto, vale o alerta para os riscos do câncer de pele por conta da exposição ao sol de forma demasiada e sem proteção adequada. Como parte das ações da campanha Dezembro Laranja, a Clínica AMO promoveu neste domingo (12), na Praia da Preguiça, uma atividade educativa, com aula de canoa havaiana e orientações sobre a importância da prevenção do câncer de pele.
Logo cedo, às 7h, antes do passeio de cerca de uma hora e meia com a turma do Clube de Canoagem Hoa, médicos e colaboradores ouviram dicas do time de dermatologistas. Os especialistas reafirmaram a importância do cuidado com a pele e da importância dos mecanismos de proteção contra os raios solares, como o protetor solar, camisa com proteção UV, bonés, óculos e viseiras, além da hidratação.
A dermatologista Laryssa Faiçal disse que o objetivo da ação era conscientizar sobre a prevenção primária do câncer de pele, reafirmando a importância da proteção contra o maior agressor que é o sol e, ao mesmo tempo, garantir a prática de atividades físicas.
“É importante escolher o horário, sempre antes das 10h, se proteger bastante, com filtro solar, vestuário com proteção UV, viseira e óculos de sol. É preciso aproveitar a vida, mas respeitando o sol e seus efeitos carcinogênicos para a pele”, orienta.

A médica diz também que é importante esclarecer sobre o câncer de pele do tipo melanoma – mais grave, com maiores chances de metástase e ainda pouco conhecido. “Uma pesquisa mostra que 78% da população brasileira ainda não sabe o que é o melanoma, mas estudos mostram também que a proteção na infância diminui em 40% os riscos desse tipo de câncer. É por isso que as campanhas educativas são tão importantes e devem atingir um público cada vez mais jovem”, alerta.
“A exposição solar é o principal fator de risco relacionado ao câncer de pele e é o único fator totalmente prevenível. Então, essa ação busca orientar a exposição com proteção. E isso vale para todas as atividades ao ar livre, que são necessárias e prazerosas, mas precisam ser feitas com proteção, desde a escolha do horário, uso de filtro, roupas apropriadas e outras barreiras físicas”, explica a dermatologista Gal Leto, reforçando que a proteção deve ser adotada desde a infância. “Qualquer exposição, mínima que seja, requer proteção contra os raios solares”, completa.
Juntos contra o Melanoma – As ações educativas do Dezembro Laranja prosseguem durante todo o mês. “Pintou dúvida? Sinalize!” Esse é o foco da capacitação gratuita Juntos contra o Melanoma, que será promovida pela Clínica AMO e pelo Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM). A ação direcionada a cabeleireiros, manicures e podólogos acontecerá nesta segunda-feira (13), às 19h, no auditório da AMO Medicina Diagnóstica, no Rio Vermelho. O evento é aberto aos profissionais interessados, respeitando-se o limite de 50 vagas (50% da capacidade por conta da pandemia), mas para acessar o auditório é necessário enviar o comprovante da vacinação contra a Covid-19 para 71 9705-4967 (WhatsApp).