De acordo com os indicadores do programa do Ministério da Saúde Previne Brasil, Mata de São João continua na primeira colocação na gestão da atenção básica de saúde, entre os Municípios da Região Metropolitana de Salvador (RMS). O levantamento é referente aos meses de janeiro a abril deste ano.
A pontuação representa uma melhora de 11,84% em relação ao último quadrimestre do ano passado (setembro a dezembro). Para chegar à nota de 8,5 e superar os 7,6 do quadrimestre anterior, Mata obteve nota 10 em três serviços do indicador Pré-natal (Consultas; Exames de sífilis e HIV; e Saúde bucal das gestantes).
Os outros quatro serviços avaliados foram Cobertura citopatológica (do indicador Saúde da mulher); Cobertura pólio e penta (do indicador Saúde da criança); Hipertensão – PA Aferida – e Diabetes – Hemoglobina Glicada; ambos do indicador Doenças crônicas.
A secretária municipal de Saúde Tatiane Rebouças explica ainda que a melhora contínua nos indicadores da atenção básica de Mata de São João é fruto de esforços de todas as equipes da Secretaria de Saúde, para cumprir as metas do planejamento estabelecido pela gestão.
Sobre o programa – O Previne Brasil é um dos componentes do programa de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que determina o valor que as gestões municipais devem receber em repasses federais. No total, são avaliadas sete categorias, dos indicadores Pré-natal, Saúde da mulher, Saúde da criança e doenças crônicas. A nota do primeiro quadrimestre de 2022 do Previne Brasil ainda coloca Mata de São João na liderança do ranking das cidades baianas com população de 30 a 60 mil habitantes.
“Se considerados todos os municípios do estado com populações superiores a 30 mil habitantes (sem limite), grupo que inclui todas as grandes cidades, temos o segundo melhor desempenho no Previne Brasil”, destaca Tatiane Rebouças. Ela exemplifica que a quantidade de preventivos realizada neste primeiro quadrimestre já é maior do que a de todo o ano de 2021.
