Sempre realiza diversas ações no mês de junho com intuito de chamar atenção para a erradicação do trabalho infantil

Ao longo deste mês, em alusão ao dia 12 de junho – Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil, a Secretaria de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e lazer (Sempre), realizou diversas atividades com objetivo de chamar a atenção para a importância da erradicação do trabalho infantil.

O secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Daniel Ribeiro, pontuou que o trabalho infantil é uma violação de direitos que atinge milhares de crianças e adolescentes em todo país. Reforçou também, que compromete a formação intelectual e física, o desenvolvimento psicológico e social, impossibilitando que as mesmas tenham uma infância e uma vida digna. “Crianças que trabalham tem a saúde e seu desenvolvimento prejudicados. E o reflexo disso vai até a vida adulta e velhice. O menor que é exposto ao trabalho tem, por exemplo, uma tendência maior a falta de qualificação profissional e condições precárias de sobrevivência. Nosso esforço é para prevenir, visando a erradicação, e reduzir os danos envolvidos nesse cenário do trabalho infantil”, frisou.



Diante disso, a equipe da Sempre, através da Gestão da Diretoria de Proteção Social Especial (DPSE), deu início às ações no dia 09, quando ocorreu uma roda de conversa sobre os malefícios do trabalho infantil aos pais e/ou responsáveis dos Estudantes da Escola Municipal Irmã Dulce em Cajazeiras VII; bem como uma oficina para os funcionários do Serviço Especializado de Abordagem Social (SEAS) sobre as ações para a identificação de crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nos festejos juninos. Já no dia 18, ocorreu uma sensibilização e mobilização do enfrentamento ao trabalho infantil no Parque dos Ventos de Salvador. Ainda nesta quarta-feira (30), uma oficina aconteceu com os usuários do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro de Nova Esperança sobre a importância do debate sobre o assunto.

“Afinal, esclarecer, chamar a atenção para que a atual realidade mude nunca é demais. Ao contrário, é uma tecla que precisa ser sempre batida diante da sua importância e expor que a educação é a mola propulsora para pôr um fim nesse processo enraigado”, pontuou a Técnica de Referência do PETI, Adriana Vieira.

Betto Jr SECOM

Não parou por aí. A Sempre, em parceria com o Comitê Intersetorial de Combate ao Trabalho Infantil (CICOMTI), ao qual preside, criado através do Decreto N º 29.379 de 14 de dezembro de 2017, pelo Município de Salvador, composto por Órgãos Públicos e Organizações da Sociedade Civil, realizou também no dia 02, uma oficina de sensibilização e mobilização aos usuários da Prefeitura-Bairro do Centro/Centro e roda de conversa com os representantes do Conselho Comunitário do equipamento. No dia 13 ocorreu mais uma sensibilização e mobilização aos lojistas e frequentadores do Shopping Center Lapa e no dia 14 uma roda de conversa sobre o enfrentamento a rede de proteção da localidade do Bairro da Paz. Por fim, no dia 15 a Sempre participou da 1ª Caminhada do Subúrbio Ferroviário/Periperi: “Não leve na brincadeira, trabalho infantil é ilegal”.

Para denúncias em relação ao trabalho infantil, DISQUE 100.



 

 



 



 

 

 

 

Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Prefeitura de Lauro de Freitas participa de evento para fortalecer educação municipal

Com o objetivo de fortalecer a educação no município, a Prefeitura de Lauro de Freitas, …