O Tribunal Regional da Bahia sediou, nesta quinta-feira (21/7), reunião com representantes dos órgãos de segurança do estado para discutir estratégias de segurança para o pleito geral de outubro. Realizado na sala de sessões, o encontro foi mediado pelo presidente do TRE-BA, desembargador Roberto Frank, com o objetivo de definir a criação e implementação do Plano Integrado de Segurança das Eleições.
O presidente Roberto Frank afirmou que o planejamento será feito considerando, entre outros elementos, o aumento de 8,64% do eleitorado na Bahia em relação a 2018. Este ano, mais de 11 milhões de eleitores irão às urnas no estado. “Além disso, em pleitos gerais, o eleitor passa mais tempo dentro do local de votação, pois tem que escolher um número maior de candidatos. É nosso dever garantir que as diferenças sejam respeitadas”, disse o presidente.
O gestor do TRE-BA reforçou a importância de haver maior efetivo das forças de segurança para que as votações transcorram com tranquilidade. Neste contexto, o secretário de segurança pública do Estado da Bahia, Ricardo Mandarino, colocou o apoio da Polícia Militar do estado à disposição da Justiça Eleitoral. “Diante da necessidade, garantimos que todo o efetivo estará à disposição da Justiça Eleitoral”, afirmou o secretário.
A relevância do encontro desta quinta-feira foi enfatizada pelo procurador eleitoral substituto Cláudio Gusmão.
“A cooperação entre os órgãos de segurança e a Justiça Eleitoral é essencial. Devemos elaborar as melhores estratégias para garantir que a cidadania seja exercida de forma livre”.
Urnas eletrônicas – Comandante de operações da Polícia Militar da Bahia, o coronel Manoel Xavier também compôs a mesa do encontro, quando reafirmou ser pertinente traçar táticas de segurança para o pleito.
“Cada eleição é única e com formato próprio, mas vejo que tão importante quanto o número de policiais nas ruas é a qualidade do planejamento, o que já está sendo realizado pelo trabalho de inteligência, responsável por antecipar os fatos”.
O secretário de Tecnologia da Informação e Comunicação do TRE-BA, André Cavalcante, realizou explanação sobre a logística de distribuição das urnas eletrônicas. Na ocasião, o secretário reforçou a necessidade de garantir que o transporte e acomodação das urnas aconteça em total segurança.
O presidente Roberto Frank aproveitou o momento para afiançar o equipamento eleitoral que completou 26 anos de existência. “A urna é segura e auditável, festejada mundialmente e que garante que eleições no Brasil, país de dimensões continentais, aconteça em tempo recorde”, disse o gestor do TRE-BA.
Já o secretário de Planejamento, de Estratégia e de Eleições Victor Xavier apresentou como ponto de atenção, a necessidade de cuidados com o transporte das mídias e urnas eletrônicas até a divulgação dos resultados. O secretário afirmou que todo o planejamento é balizado pelo calendário eleitoral, o que implica em pensar na logística do que acontece desde o alistamento dos cidadãos até a posse dos eleitos.

Plano Integrado – Os atos preparatórios para elaborar o Planejamento de Segurança das Eleições foram apresentados pelo membro da Comissão de Segurança e de Transporte, Cleber Logrado. O servidor do TRE-BA destacou que, nos últimos 20 anos, o eleitorado do estado aumentou em mais de 3 milhões de pessoas, o que permitiu um aprimoramento da Justiça Eleitoral. Atualmente, a Bahia tem 199 zonas eleitorais, 8.623 locais de votação e 37.014 seções eleitorais. De acordo com Logrado, a logística este ano vai levar em consideração também a determinação do Tribunal Superior Eleitoral para que haja ainda mais transparência no pleito, aumentando o número de urnas para a Auditoria da Votação Eletrônica, que nas eleições deste ano serão 33 equipamentos.
Ao final do encontro, o superintendente de gestão integrada da ação policial da Secretaria da SSP-BA, André Barreto, anunciou que o Centro Integrado de Comando e Controle será ativado a partir dos eventos de 7 de setembro, e que o TRE-BA estará presente nesta estrutura, como em eleições anteriores.
Além das autoridades citadas, compuseram a mesa da reunião o desembargador eleitoral e cooperador do TRE-BA, Vicente Burattto; o juiz eleitoral e presidente da Comissão de Segurança e Transporte para as Eleições, Joselito Junior; o comandante da VI Região Militar da Bahia, general de divisão Marcelo Guedon; o representante do 2º Distrito Naval, capitão de mar e guerra, Luciano de Oliveira; o representante da Base Aérea de Salvador e da Força Aérea Brasileira, primeiro tenente de infantaria, Lucas dos Santos; a delegada Lívia Cunha, representando o delegado Leandro da Costa, superintendente regional da polícia federal na Bahia; o chefe de operações da PF, Jeferson Moraes, representando o inspetor Virgílio de Paula Tourinho, superintendente da polícia rodoviária federal; a delegada-geral da polícia civil da Bahia, Heloísa Brito; o delegado da polícia civil da Bahia, Jorge Figueiredo, o gerente de operações da guarda civil municipal, Bruno Muniz e o gerente de trânsito Antônio Neri, representando o presidente da Transalvador, Marcus Vinícius.
Na plateia, estiveram presentes o adjunto do Centro de Coordenação do Preparo e Emprego da VI Região Militar, major Felipe Cardozo; o secretário de gestão administrativa e de serviço, Antônio Moisés Braga e a coordenadora de planejamento e logística de eleição, Ana Maria Parcero.