O novo hospital municipal a ser instalando município atenderá todo o ciclo materno infantil e contará com 120 leitos de maternidade, entre clínica obstétrica, ginecológica; cuidado intermediário neonatal convencional e canguru; UTI materna e neonatal; além de salas de centro cirúrgico, obstétrico e leitos de recuperação pós-anestésico. A unidade de Atenção Infantil que funcionará na estrutura vai prover atendimento de urgência e emergência pediátricas, incluindo atendimentos a crianças em situação de vulnerabilidade e difícil acesso aos serviços de saúde. A ala terá 70 leitos (60 para internação geral e 10 de UTI pediátrica), além de mais 20 de Pronto Atendimento.
No local serão disponibilizados serviços de urgência e emergência nas seguintes subespecialidades: pediatria geral, cardiologia, cirurgia geral, infectologia, neurologia, nefrologia, pneumologia, otorrinolaringologia, ortopedia, clínica médica/cirúrgica, terapia intensiva pediátrica e neonatal, além de serviços de exames e diagnóstico.
A unidade de atenção à mulher, por sua vez, terá 70 leitos de internação geral e intensiva e vai promover a melhoria das condições de vida e saúde das soteropolitanas, mediante ampliação do acesso aos serviços de promoção, prevenção, assistência e recuperação da saúde.
A ala disponibilizará biópsias guiadas por imagem, cirurgias ginecológicas, da mama (mastologia), urológica e gerais, além de colonoscopia, endoscopia digestiva alta, histeroscopia, internações de clínica ginecológica, laboratório clínico, laboratório de anatomia patológica e citopatologia, mamografia com estereotaxia, mamotomia, pequenas cirurgias e ressonância magnética.